Programa Novo Campo

A

botom

O Programa Novo Campo promove práticas sustentáveis em fazendas de pecuária na Amazônia, melhorando o seu desempenho econômico, social e ambiental. Com isso, contribui para reduzir o desmatamento, conservar ou recuperar os recursos naturais e fortalecer a economia local.

 O ICV iniciou, em 2012, um projeto piloto de promoção das boas práticas na pecuária bovina em 14 propriedades da região de Alta Floresta, maior polo de pecuária no norte de Mato Grosso. Nessas fazendas, foi testado um novo modelo produtivo de gestão integrada da propriedade.

As intervenções foram baseadas na aplicação das Boas Práticas Agropecuárias (BPA) para Gado de Corte, da Embrapa. Os resultados demonstraram a viabilidade desse modelo, com forte melhora na produtividade, lucratividade, qualidade da produção e sustentabilidade ambiental.

 esforços

No segundo semestre de 2014, o ICV iniciou a fase de disseminação dessa proposta, por meio do Programa Novo Campo – Praticando Pecuária Sustentável na Amazônia.

O Programa é de adesão voluntária. Para fazer parte, pecuaristas, frigoríficos, empresas de varejo, instituições financeiras, empresas ou profissionais de assistência técnica precisam atender alguns critérios e compromissos pré-estabelecidos. Isso é importante para garantir a sustentabilidade em toda a cadeia de pecuária.

O funcionamento é baseado em seis componentes principais que tratam da mobilização dos pecuaristas, da formação de profissionais de assistência técnica, da premiação do produto pelos compradores, do financiamento para os investimentos, do monitoramento e rastreabilidade da cadeia, e da integração com políticas de desenvolvimento territorial sustentável.

Para vencer todos os desafios, foram agregados parceiros estratégicos, onde cada um tem papel complementar na execução do Programa, cabendo ao ICV a coordenação.

Acesse aqui uma apresentação do Programa.

Acesse aqui a cartilha que apresenta os resultados da fase piloto e as características e componentes do Programa.
Acesse aqui um vídeo que resume as principais informações do Programa.
Acesse aqui o folder de apresentação do Programa.
Acesse aqui o infográfico que mostra os resultados da implementação das BPA.

Saiba todos os detalhes do Programa Novo Campo nos links abaixo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

NOVO CAMPO NA MÍDIA

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail [email protected]