Separadas por uma distância de mais de 9 mil quilômetros, as cidades de Alta Floresta e Eschweiler (Alemanha) colocam em prática desde 2018 uma parceria estratégica em temas relevantes como a educação, o comércio, a administração pública e a gestão ambiental.
Essa cooperação ganhou um novo e proveitoso capitulo na segunda quinzena de setembro, com a realização de um workshop técnico que reuniu em solo alemão representantes das duas cidades.
O coordenador do Núcleo de Geotecnologias do Instituto Centro de Vida (ICV), Vinícius Silgueiro, integrou a comitiva brasileira, que também contou com a presença do coordenador de Projetos Ambientais na prefeitura de Alta Floresta, José Alesando Rodrigues, da Diretora Técnica na Amazon.lab, Rosilda Dias Dalla Riva, e do coordenador de projetos da FGV Europa, Marco Contardi.
Do lado alemão, participaram vários integrantes de órgãos públicos e universidades da região. A programação incluiu tópicos como o planejamento territorial dos espaços rurais e urbanos, a gestão dos recursos hídricos, das áreas verdes e fortalecimento das cadeias produtivas.
“Apresentamos o cenário de Alta Floresta, a trajetória trilhada pelo município e seus atuais desafios e oportunidades”, disse Silgueiro. Segundo ele, as falas ressaltaram a necessidade do fortalecimento dos arranjos territoriais no município, como a integração local/global por meio da agenda 2030 e PCI. Mencionaram ainda a importância da estruturação de cadeias produtivas da agricultura familiar.
“Os alemães, com planejamento detalhado de seu território, nos mostraram como gerem e integram todos esses aspectos e também seus desafios”, explicou o coordenador. O grupo esteve na floresta municipal de Eschweiler para conhecer seu modelo de uso público. A agenda incluiu a visita a unidades familiares de produção de frutas, leite e peixe que são modelos de integração entre gestão e comercialização.
“Além da rica troca de experiências, avançamos em um plano de trabalho para o planejamento e captação de recursos para implementação de projetos em benefício da sociedade de Alta Floresta”, relatou.
Também houve avanços em propostas para formação e priorização territorial em torno dos objetivos do desenvolvimento sustentável e na parceria com a iniciativa Plant-for-the-Planet, que prevê a formação de crianças como embaixadores pelo clima e plantio de árvores, combinado com o programa Adote uma Nascente.
Veja mais fotos do Workshop:
Equipe do ICV participa de capacitação sobre agroflorestas em MS
Encontro internacional reúne 33 entidades que atuam em defesa do Pantanal
“E se no futuro não tiver nenhuma árvore?” pergunta de forma retórica Átila Gabriel da Silva, um jovem de 12 anos, depois de plantar mais de dez árvores com as próprias mãos. Seu colega de...
ver maisO município de Alta Floresta sancionou no último mês o seu Plano Municipal de Agricultura Familiar (PMAF). O documento visa instituir as ações e políticas públicas direcionadas para a melhoria e desenvolvimento do setor até...
ver maisEspecialistas do Instituto Centro de Vida (ICV) apresentaram para a Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) uma proposta de nota metodológica para auxiliar a interpretação visual de áreas em restauração florestal em âmbito...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-8555
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida
Desenvolvido por Matiz Caboclo