O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CMDRSS) de Alta Floresta, na Amazônia mato-grossense, entregou a proposta do Projeto de Lei para criação do Plano Municipal de Agricultura Familiar (PMAF) ao prefeito do município, Valdemar Gamba, no início de novembro deste ano.
A proposta deve ser analisada pelo departamento jurídico da prefeitura e, em seguida, apresentada para a Câmara de Vereadores para a apreciação e votação. A expectativa, de acordo com o secretário de Agricultura e Pecuária do município, Marcelo Souza, é que o projeto de lei seja aprovado até dezembro.
“O documento está na mão do prefeito, e ele vai remeter para o departamento jurídico por uma questão de praxe que é feita no município, para saber se está tudo certo. Nossas expectativas são as melhores possíveis, porque esse documento vai nortear toda a política pública voltada para a agricultura familiar do município.”
Fomentar o desenvolvimento rural do município e organizar as demandas do setor de forma coletiva é um dos objetivos do PMAF. Ele foi construído com os próprios agricultores familiares, que participaram de oficinas comunitárias ao longo dos últimos meses.
O presidente do CMDRSS, Eriberto Müller, explicou que caso seja aprovado, o plano será implementado partir de 2023. Ele também é coordenador de projetos pelo Instituto Centro de Vida (ICV), que teve participação ativa na construção do PMAF.
“O documento foi dividido em 6 eixos, com ações elaboradas pelos agricultores familiares, que relataram suas maiores dificuldades e suas vontades durante as oficinas que realizamos. Essas ações previstas no Projeto de Lei deverão ser cumpridas até o ano de 2030”, disse.
Os eixos temáticos são relacionados a produção sustentável, agregação de valor e comercialização, assistência técnica e extensão rural, regularização ambiental e fundiária, governança e controle social e transversais.
Alta Floresta também é um dos municípios piloto escolhidos para a implementação do Sistema Estadual Integrado da Agricultura Familiar (SEIAF). Isso irá possibilitar o levantamento de dados da agricultura familiar para embasar as estratégicas para execução de políticas públicas e ações do PMAF.
“O Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), serão formuladas de maneira a assegurar a consignação de dotações orçamentárias compatíveis com o Plano Municipal de Agricultura Familiar a fim de viabilizar a implementação das ações constantes nele.”
Participaram da reunião com a prefeitura o presidente da Câmara de Vereadores, Oslen dos Santos, os vereadores Claudinei de Jesus e Ilmarli Teixeira, além da presidente da Associação de Moradores da Vila Rural (Amovir), Vera Lúcia, e o representante da Empaer, Fabio Menekeli.
Após a aprovação do projeto de lei pela Câmara e sanção do prefeito, o PMAF se torna lei municipal.
A Secretaria Municipal de Agricultura e o CMDRSS deverão elaborar um plano de implementação, para que o documento seja colocado em prática de forma organizada.
Os agricultores e agricultoras familiares dos municípios de Alta Floresta e Cotriguaçu, no norte de Mato Grosso, se reuniram na última semana nas oficinas municipais para construção dos Planos Municipais de Agricultura Familiar. Este foi...
ver maisDepois de pouco mais de 40 minutos de prova, a atleta Neide Maria de Campos Gomes, de 60 anos, atravessou a linha de chegada do 3º Movimento pelo Clima, a corrida de rua organizada pelo...
ver maisO Instituto Centro de Vida (ICV) abriu edital para contratação de consultoria para verificar informações disponibilizadas na internet pelos Estados e o Distrito Federal sobre regularização ambiental. O objetivo é a realização de um levantamento...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-8555
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida
Desenvolvido por Matiz Caboclo