08 abr 2022
PENSAMENTO LEAN

Profissionais da atividade pecuária são capacitados em filosofia de gestão

Autor: Assessoria de Comunicação

Compartilhe nas redes sociais

O segundo módulo da formação em filosofia de gestão denominada “pensamento Lean” aconteceu entre os dias 4 e 6 de abril, no município de Alta Floresta, no norte de Mato Grosso.

O curso é voltado para profissionais envolvidos com a produção pecuária e foi organizado dentro do projeto Conect@gro, do Instituto Centro de Vida (ICV).

O pensamento Lean discorre sobre práticas e resultados baseados em um sistema da Toyota. Após a Segunda Guerra Mundial, haviam poucos recursos e capacidade de produção. A empresa, então, desenvolveu sistema que buscava reduzir desperdícios e resolver problemas de forma sistemática.

De acordo com o gerente de projetos do Lean Institute Brasil, os problemas recorrentes do dia a dia nas fazendas podem ser resolvidos com conceitos básicos da filosofia, o que pode gerar uma série de ganhos para o negócio.

“Visualizar com clareza e mapear os problemas é encontrar oportunidades de melhoria. Com liderança capacitada e envolvimento da equipe de trabalho na construção da solução, agrega-se valor a atividade e ao desenvolvimento das pessoas e equipes”, disse.

O consultor do ICV Eduardo Florence pontuou que quando o trabalhador responsável por determinada atividade demonstra a sua rotina de trabalho e compreende que determinada mudança faz sentido para um melhor desempenho, ele deixa de ser um cumpridor de tarefas e vira um colaborador.

“Compreende, ainda, que faz parte de um sistema maior, que vai além de sua atividade. A equipe de trabalho montar sua própria rotina e reavaliar seu desempenho faz total sentido para uma melhoria contínua e melhores resultados”.

Esta etapa foi presencial e contou com a participação de assessores técnicos da atividade, professor e graduandos do curso de Zootecnia, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), produtores e trabalhadores da pecuária. A capacitação foi realizada na sede do IFMT.

Resultados

A Campo Soluções Agropecuárias assiste mais de 100 fazendas de pecuária e vem implementando ferramentas de gestão baseadas na filosofia Lean. O engenheiro agrônomo Murilo Guimarães, afirmou que pensamento trouxe excelentes resultados.

“A utilização dessa filosofia agrega valor também na gestão da própria empresa de consultoria rural, melhorando os processos e produtos entregues aos produtores, o que reflete em resultados em toda a cadeia produtiva”.

Já na fazenda Tropeiro Velho, a equipe de colaboradores da pecuária demonstrou sua rotina de manejo dos animais e de preparo do trato e fornecimento nos cochos. A estrutura conta com uma fábrica de ração, onde é preparada a suplementação alimentar fornecida aos animais, em sistema de pastejo rotacionado.

“Esse conhecimento vem como uma luva para o ajuste fino dos processos dentro da gestão da propriedade e execução das atividades. Todo produtor precisa conhecer isso”.

O educador de Práticas Sustentáveis do ICV Romário Fogaça pontuou que a Lean pode ser adaptada à agricultura familiar e a outras iniciativas dentro do ICV.

“Essa capacitação mostra a possibilidade de uma transformação no setor agropecuário. Ver produtor e equipe, junto com um grupo de técnicos em torno de um planejamento participativo de atividades e rotinas não é uma cena comum na agropecuária. Mas esperamos que essa capacitação seja uma semente bem plantada”, finalizou Eduardo.

𝐏𝐫𝐨𝐣𝐞𝐭𝐨 𝐂𝐨𝐧𝐞𝐜𝐭@𝐠𝐫𝐨

Tornar a pecuária da Amazônia mato-grossense mais produtiva, rentável e capaz de garantir a preservação da floresta amazônica é o principal foco do projeto Conect@gro, que é implementado pelo Instituto Centro de Vida (ICV), em parceria com Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), do Grupo de Estudos da Pecuária Integrada da Universidade Federal de Mato Grosso (GEPI/UFMT), Universidade Federal de Goiás, Sicredi, Embrapa Agrossilvipastoril e Campo S/A.

O projeto é financiado pelo Programa REM, executado em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso, Banco de Desenvolvimento (KfW) Alemão e a Secretaria de Negócios, Energia e Estratégia Industrial (BEIS) do Reino Unido, e tem como gestor financeiro o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).

Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo