Organizações de 16 países participam, desde segunda-feira (20), em Cuiabá, Mato Grosso, do 3º Workshop Internacional de REDD da Ecosystem Alliance. O workshop, sediado pelo Instituto Centro de Vida (ICV), a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, sigla em inglês) da Holanda e o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam), visa desenvolver uma abordagem territorial para REDD+, a partir das experiências locais de cada organização.
Como parte da programação, os participantes irão até o município de Alta Floresta para conhecer in loco os resultados de experiências locais, como o Programa Novo Campo, desenvolvido pelo ICV, que serve como piloto para o componente de cadeias produtivas do Programa Mato-grossense de Municípios Sustentáveis.
Como resultado do workshop, será elaborado um documento de referência para tomadores de decisão com uma visão compartilhada sobre a abordagem territorial para REDD+, que parte do envolvimento das comunidades e setores da sociedade local para desenvolver programas de incentivos à conservação das florestas e de melhor utilização das áreas já desmatadas que gerem resultados em escala de paisagem.
Laurent Micol, coordenador executivo do ICV, explica que esse documento será levado para a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 20), em Lima, no Peru. “O documento tem o objetivo de trazer para os espaços de tomada de decisão as lições aprendidas nos projetos e iniciativas das organizações que trabalham com as comunidades locais nesses países. Além disso, vamos usar a oportunidade para consolidar uma coalizão de organizações com uma estratégia conjunta de captação de recursos para programas de REDD+”, disse ele.
Sobre o REDD+
O REDD+ é um mecanismo que está em discussão no âmbito nacional e internacional visando a Redução das Emissões de gases de efeito estufa oriundos do Desmatamento e da Degradação Florestal aliados à conservação, ao manejo florestal sustentável e ao aumento dos estoques de carbono florestal.
Administrar, dominar a parte burocrática do processo, captar recursos, gerir projetos, dialogar com parceiros e governos, entender as necessidades de seu povo, reivindicar seus direitos. Estas são algumas das funções de líderes de organizações indígenas....
ver maisRealização de um sonho. A expressão é a escolhida de forma uníssona entre os coletores de castanha-do-Brasil de Cotriguaçu, município mato-grossense a 1,2 mil quilômetros de distância de Cuiabá, presentes na inauguração do barracão de...
ver maisO Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), prevê que a agricultura familiar tenha ao menos 30% de participação na merenda escolar de cada município. Em Alta Floresta (MT), no ano de 2021, no entanto, taxa...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-8555
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida
Desenvolvido por Matiz Caboclo