05 abr 2022
POVOS INDÍGENAS

ICV e Fepoimt entregam motos para ajudar no transporte da produção dos Nambikwara

Autor: Assessoria de Comunicação

Compartilhe nas redes sociais

As áreas boas para o plantio na Terra Indígena Vale do Guaporé, em Comodoro (região oeste de Mato Grosso), ficam a quilômetros das aldeias. O resultado é que os Nambikwara têm de percorrer longas distâncias para ir da roça até as comunidades.

Normalmente, as mulheres carregam o balaio com os alimentos até a serra, e depois os homens vão da aldeia até a serra para buscar a produção.

Para sanar esta dificuldade, o Instituto Centro de Vida (ICV) e a Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso (Fepoimt) viabilizaram a compra e distribuição de 10 motos.

A entrega foi realizada no último sábado (2) e beneficiou 24 aldeias. A aquisição do material, no valor de quase R$150 mil, foi proveniente do Subprograma Territórios Indígenas, do Programa REM MT (REDD Early Movers Mato Grosso, em inglês; ou REDD para Pioneiros).

A coordenadora do Programa de Direitos Socioambientais do ICV, Deroní Mendes, disse que o processo de cotação, compras e transferências de titularidade durou cerca de 10 meses.

Os próprios indígenas discorreram sobre suas necessidades e participaram do processo de escolha da melhor moto.

“Os Nambikwara são povos que trabalham com a agricultura familiar e as roças são longes das comunidades, então essas motos ajudam a escoar a produção das roças até as aldeias, e o excedente para o mercado”, disse.

Para o presidente da Associação da Comunidade Indígena Negarotê, Gilmar Negarotê, o transporte dos alimentos é fundamental para o desenvolvimento do território. Ele tem o sonho de comercializar as bananas e as mandiocas excedentes da plantação.

“A dificuldade é muito grande para nós nos deslocarmos. A questão é que temos outras roças longes da aldeia. As motos vão ajudar muito na questão do transporte. Agora vamos conseguir carretinhas para ajudar ainda mais as nossas comunidades”.

A entrega faz parte do plano emergencial da Fepoimt, que tem o intuito de minimizar os impactos sociais e econômicos provocados pela pandemia da Covid-19. A iniciativa parte do princípio que garantir a segurança alimentar dos povos indígenas é assegurar a conservação do território e o uso sustentável da terra.

Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo