Enquanto um posa para o celular, o outro segura o equipamento em punho e espera pelo melhor momento de fazer o clique. Antes disso, contudo, é preciso analisar o cenário, o enquadramento e ter certeza que a luz está boa.
Esta foi uma cena comum durante o “Cochichos do Clima – Engajamento de Povos Indígenas para o LEAF”. Comunicadores e comunicadoras indígenas de mais de mais de 15 povos de Mato Grosso participaram da oficina e aprenderam técnicas de fotografia, vídeo e podcast.
O principal objetivo, no entanto, foi trazer à tona a discussão sobre financiamento climático e a importância da participação dos povos indígenas nesse diálogo.
A ideia é que os comunicadores saibam compreender e disseminar informações importantes sobre projetos privados e programas jurisdicionais de Redução de Emissões provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal (REDD).
A presidente da Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso (Fepoimt) Eliane Xunakalo pontuou que um dos objetivos da oficina é criar uma rede de comunicadores indígenas no nível estadual para que seja possível levar para a base as discussões sobre os mecanismos de financiamento climático que acontecem nos níveis nacional e internacional.
“A questão de comunicar não é só tirar foto, não é só fazer vídeo, mas é entender principalmente o que você quer passar com isso . Antes, um jovem com um celular em mãos era malvisto, mas hoje isso está mudando e isso é a prova que a juventude tem força quando a gente organiza as coisas”, disse.
O curso foi ministrado pelo comunicador Diogo Diógenes. Como produto final das aulas, os indígenas entregaram uma série de vídeos sobre os seus povos e territórios, filmados e editados durante os dias da oficina.
Uma visita guiada aos estúdios da TV Centro América (TVCA) e um bate-papo com a jornalista indígena Helena Corezomaé, do povo Balatiponé, também fizeram parte da programação.
Apoio
O “Cochichos do Clima” tem o apoio do Instituto Centro de Vida (ICV) e financiamento do Environment Defense Fund (EDF). A coordenadora do Programa de Direitos Socioambientais do ICV, Deroní Mendes, destacou que as ações sobre as questões climáticas e as demandas dos povos indígenas precisam ser discutidas dentro dos territórios.
“Mais do que nunca, esse é o momento de fomentar essa comunicação nós por nós. Essa comunicação ela precisa estar dentro do território, é preciso entender o que a gente quer falar, o que a gente quer mostrar. Essa oficina veio para isso, para entender quais são as demandas, o que se quer comunicar e como a gente pode comunicar”.
Representante do EDF, Maria Beatriz Saldanha destacou que os povos indígenas precisam estar munidos de todas as informações possíveis sobre o financiamento climático, para que tenham autonomia e sejam agentes de transformação diante de discussões sérias e de relevância para o futuro do planeta.
“O mundo está precisando e os povos indígenas têm muito a oferecer, com seus conhecimentos ancestrais e com a biodiversidade de seus territórios. A comunicação é uma ferramenta importante, não só para fora como também para dentro. A ideia é que os participantes do curso possam comunicar os seus projetos para o mundo, mas também para dentro de suas terras”.
Às vésperas da virada para o século 21, Vitória da Riva, considerada a primeira conservacionista de Alta Floresta, conversava com Sérgio Guimarães, um dos fundadores do Instituto Centro de Vida (ICV). Há pouco, um novo...
ver maisO Instituto Centro de Vida (ICV) abriu edital para contratação de consultoria e prestação de serviço especializado em diagnóstico de mercados institucionais. A consultoria contratada deverá fazer um diagnóstico nas câmaras de negócios da alimentação escolar,...
ver maisContornar as exigências dos bancos convencionais para obtenção de microcrédito para a produção orgânica ficou um pouco mais fácil para as famílias de agricultores da Rede de Produção Orgânica da Amazônia Mato-grossense (Repoama). Na última...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-8555
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida
Desenvolvido por Matiz Caboclo