O café Cereja Negra é produzido por agricultores familiares no município de Nova Bandeirantes, no norte de Mato Grosso. Por meio da Associação dos Produtores Rurais da Comunidade São Brás, eles protocolaram nesta semana um ofício para prefeitura com o intuito de conseguir a cessão de um terreno para garantir o beneficiamento do grão.
A iniciativa tem o apoio do Instituto Centro de Vida (ICV) e do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN). De acordo com a presidente da associação, Elaine Cristina Guilherme, a iniciativa visa fortalecer a cadeia produtiva do café na região.
“Se conseguirmos o espaço para a torrefação, vamos conseguir agregar valor na nossa produção. Isso não abrange apenas a nossa associação, mas todo o município. A gente tem associados em várias partes do município, e outras pessoas que não são associadas, mas fazem parte”, disse.
Na última terça (12), antes de protocolar o documento, membros da associação e do ICV se reuniram com o prefeito Cesar Augusto Périgo (MBD) e com representantes do Legislativo municipal. Eles apresentaram os motivos para o pedido de cessão do terreno e apresentaram as atividades executadas pela São Brás.
“A gestão atual pode contribuir com a cessão de um comodato de um terreno devidamente regularizado em nome da associação. Assim, conseguiremos gerir e instalar a torrefação com total liberdade para realizar investimentos que venham de encontro com o objetivo da organização”, disse o técnico do programa de Negócios Sociais do ICV, Jessé Carvalho.
Com o espaço de torrefação, será possível comercializar o café em pó moído, apto para o consumo. A iniciativa tem como objetivo gerar empregos para a comunidade, melhorar o abastecimento da população, fornecer segurança alimentar para os moradores da região, entre outras coisas.
“Em linhas gerais, as práticas adotadas pela São Brás visam fortalecer a união e o espírito de cooperação entre os produtores e facilitar o escoamento e a venda da produção, o que contribui com a economia e a qualidade de vida em Nova Bandeirantes”, diz trecho do ofício.
Histórico
Desde 2018, o projeto Redes Socioprodutivas, implementado pelo ICV, auxilia a associação e outras organizações comunitárias da região com assessoria técnica e apoio às cadeias produtivas de leite, hortifrutigranjeiros, cacau, castanha, babaçu e café. O projeto é financiado pelo Fundo Amazônia/BNDES.
O produtor de leite Flávio da Cruz, de 43 anos, mora há quase 20 na Comunidade Japuranã, na zona rural de Nova Bandeirantes, no interior de Mato Grosso. Desde que ele começou a trabalhar com...
ver maisO Instituto Centro de Vida (ICV) abriu processo seletivo para a contratação de Analista de Mídias Sociais para atuação no núcleo de Comunicação do escritório de Cuiabá (MT). O contratado (a) deverá contribuir para ampliar...
ver maisO Instituto Centro de Vida (ICV) abriu processo seletivo para a contratação de prestação de serviços de consultoria para realização de um estudo de mercado para o café (moído e torrado) e a castanha-do-Brasil (descascada...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-8555
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida
Desenvolvido por Matiz Caboclo