13 abr 2022
CEREJA NEGRA

Associação São Brás busca espaço para torrefação do café em Nova Bandeirantes

Autor: Assessoria de Comunicação

Compartilhe nas redes sociais

O café Cereja Negra é produzido por agricultores familiares no município de Nova Bandeirantes, no norte de Mato Grosso. Por meio da Associação dos Produtores Rurais da Comunidade São Brás, eles protocolaram nesta semana um ofício para prefeitura com o intuito de conseguir a cessão de um terreno para garantir o beneficiamento do grão.

A iniciativa tem o apoio do Instituto Centro de Vida (ICV) e do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN). De acordo com a presidente da associação, Elaine Cristina Guilherme, a iniciativa visa fortalecer a cadeia produtiva do café na região.

“Se conseguirmos o espaço para a torrefação, vamos conseguir agregar valor na nossa produção. Isso não abrange apenas a nossa associação, mas todo o município. A gente tem associados em várias partes do município, e outras pessoas que não são associadas, mas fazem parte”, disse.

Na última terça (12), antes de protocolar o documento, membros da associação e do ICV se reuniram com o prefeito Cesar Augusto Périgo (MBD) e com representantes do Legislativo municipal. Eles apresentaram os motivos para o pedido de cessão do terreno e apresentaram as atividades executadas pela São Brás.

“A gestão atual pode contribuir com a cessão de um comodato de um terreno devidamente regularizado em nome da associação. Assim, conseguiremos gerir e instalar a torrefação com total liberdade para realizar investimentos que venham de encontro com o objetivo da organização”, disse o técnico do programa de Negócios Sociais do ICV, Jessé Carvalho.

Com o espaço de torrefação, será possível comercializar o café em pó moído, apto para o consumo. A iniciativa tem como objetivo gerar empregos para a comunidade, melhorar o abastecimento da população, fornecer segurança alimentar para os moradores da região, entre outras coisas.

“Em linhas gerais, as práticas adotadas pela São Brás visam fortalecer a união e o espírito de cooperação entre os produtores e facilitar o escoamento e a venda da produção, o que contribui com a economia e a qualidade de vida em Nova Bandeirantes”, diz trecho do ofício.

Histórico

Desde 2018, o projeto Redes Socioprodutivas, implementado pelo ICV, auxilia a associação e outras organizações comunitárias da região com assessoria técnica e apoio às cadeias produtivas de leite, hortifrutigranjeiros, cacau, castanha, babaçu e café. O projeto é financiado pelo Fundo Amazônia/BNDES.

Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo