Raíssa Genro/ICV
No Ano Internacional da Agricultura familiar, camponesa e indígena os moradores de quatro comunidades do Projeto de Assentamento Nova Cotriguaçu, localizado no município de Cotriguaçu, região noroeste de Mato Grosso, realizam neste domingo (19), o 3º Encontro de Saberes e Sabores do PA Nova Cotriguaçu. O evento, que conta com apoio do Instituto Centro de Vida (ICV), é uma grande celebração, com feira de produtos e degustação de comida regional, exposição de artesanatos, fotos e mapas, além de representar um espaço para troca de experiências com apresentações e palestras.
O Encontro é um espaço de socialização de informações e experiências vividas pelas famílias das comunidades Santa Clara, Ouro Verde, Nova Esperança e Novo Horizonte, e sempre conta com convidados que se deslocam de outras localidades do município especialmente para prestigiar a festa.
Como já é tradição, os participantes são recebidos com um delicioso café da manhã, composto por alimentos produzidos e elaborados pelos agricultores familiares, acompanhado de música. Na sequência acontece a apresentação do Projeto Noroeste Mato Grosso: Território florestal sustentável, do ICV, e a palestra sobre o Ano Internacional da Agricultura familiar, camponesa e indígena, do coordenador de projetos do Instituto Ouro Verde, Alexandre Olival. Completam ainda a programação, uma apresentação cultural da etnia Rikbaktsa, que pela segunda vez participam do Encontro, e feira de troca de sementes crioulas e florestais.
Na ocasião também serão apresentados vídeos e lançadas cartilhas sobre o trabalho realizado durante três anos pelo ICV no município, através do Projeto Cotriguaçu Sempre Verde que, agora, continuará com o projeto Noroeste: território florestal sustentável.
No sábado (18), haverá a apresentação de pesquisa sobre cigarrinha da pastagem e visita a áreas com controle biológico deste problema. O estudo é resultante do projeto Policymix, que envolve instituições da Europa e América Latina com o objetivo de alcançar as metas estabelecidas pela União Europeia de reversão das tendências de perda da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos.
O Ano Internacional da Agricultura familiar foi definido pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para reconhecer a contribuição deste sistema para a segurança alimentar do planeta.
Em 2019, o fogo consumiu quase 10 mil hectares do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. No ano seguinte, a situação se agravou tanto que a prefeitura local se viu obrigada a decretar situação de...
ver maisAlinhar sustentabilidade e produtividade não apenas é possível, como extremamente eficiente na pecuária bovina de corte na Amazônia. Foi o que mostrou a “Na Rota da Pecuária”, evento que reuniu estudantes, técnicos e profissionais da...
ver maisAo todo, 13 iniciativas de cooperativas e associações comunitárias da agricultura familiar e grupos de mulheres de Mato Grosso foram selecionadas no edital “Fortalecimento do protagonismo das mulheres, agroecologia e comercialização coletiva da agricultura familiar...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-8555
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida
Desenvolvido por Matiz Caboclo