Participantes de três comunidades rurais se reuniram para um dia de socialização de experiências
Rizza Matos / ICV
No último domingo, 22 de julho, o Projeto de Assentamento (P.A) Nova Cotriguaçu, em Cotriguaçu (região noroeste de Mato Grosso a 800 km de Cuiabá) esteve em festa. Os moradores das comunidades de Novo Horizonte, Santa Clara, Ouro Verde e Nova Esperança, com apoio do Instituto Centro de Vida (ICV), realizaram o 1º Encontro de Saberes e Sabores do PA Nova Cotriguaçu. A atividade aconteceu por meio do projeto Cotriguaçu Sempre Verde (CSV), desenvolvido no município há mais de um ano.
Para seu Flores, um dos pioneiros do P.A, que esteve à frente da organização, o momento foi de alegria. “Nós estamos felizes com essa festa. É uma satisfação receber o ICV, que tem sido nosso parceiro e também todas as pessoas que vieram prestigiar nossa comunidade”, afirmou o agricultor.
O Encontro começou com um café comunitário, regado a comidas regionais e alimentos cultivados e produzidos no PA, como bolo de castanha, canjica a base de milho, chocolate em pó natural, queijos e outros produtos derivados do leite, além de uma enorme quantidade de frutas. Enquanto tomavam café, os participantes puderam visitar as bancas de artesanato e produtos agrícolas. Foram expostos panos de prato, bordados, tapetes, bonecas, bolsas, esculturas em madeira, além dos produtos da agricultura familiar como café, mandioca, inhame, banana, cacau, doces e compotas, remédios naturais, como óleo de copaíba e o óleo de babaçu, além da castanha e seus derivados, um dos produtos nativos Amazônia.
Seu Ivinho, o artesão da comunidade, conta que desde que veio de Santa Catarina, há 19 anos, sustenta sua família com o que retira da floresta. Como artista, cria e monta objetos de decoração com pedaços de árvores que encontra nas matas. Outra parte de sua renda vem da coleta de castanhas Para ele a natureza tem sido uma parceira. “As pessoas só pensam em desmatar e se esquecem que os recursos naturais são muito importantes para nós. A gente vive da floresta e, por isso devemos cuidar dela”, ressalta Ivinho, que coleta em média 200 quilos de castanha por mês durante todo o ano.
Suzanne Scaglia, educadora em Práticas Sustentáveis do ICV, que trabalha com organização comunitária no assentamento, avalia que momentos como esse são importantes para que a comunidade se conheça e valorize o que ela mesma produz: “É o momento para que a comunidade perceba qual é a cara da agricultura familiar desse território, pois esses são produtos que estão sendo produzidos por eles. E o Encontro serviu para mostrar a qualidade do que é feito pelos agricultores. A partir de agora, a comunidade está sabendo um pouco mais desse potencial que já existe e, assim, vamos aumentando a rede de contatos e outras oportunidades vão surgindo”, explicou.
Durante o dia a equipe do ICV realizou palestras com dados ambientais, sociais e econômicos da região. Também foi lançada e distribuída a cartilha“Diagnóstico Social, Econômico e Ambiental e Planejamento Participativo” – Comunidades de Nova Esperança, Santa Clara e Novo Horizonte no PA Nova Cotriguaçu.
O ápice do Encontro foram as apresentações dos produtores e agricultores que fazem parte do grupo de trabalho do projeto Cotriguaçu Sempre Verde. Os grupos formados por pessoas das três comunidades envolvidas apresentaram, uns para os outros, o que está sendo realizado em cada comunidade.
Alvino Rosa de Oliveira, de Novo Horizonte, faz parte do grupo dos 11 produtores que aceitaram em suas propriedades em suas propriedades o projeto de piqueteamento para o gado leiteiro, a tecnologia visa uma melhor utilização do pasto e a diminuição do custo de produção e a preservação e conservação do solo e dos recursos hídricos. Veja no vídeo o depoimento do produtor:
Veja o vídeo do depoimento de seu Alvino
A agricultora, Selma, de Nova Esperança, se emocionou durante a apresentação e disse que devagar as mudanças estão acontecendo. “Ainda temos dificuldades em agregar valor ao que produzimos, mas a cada dia vamos dando um passo”, avaliou.
Cotriguaçu Sempre Verde
O projeto Cotriguaçu Sempre Verde visa contribuir para uma nova trajetória de desenvolvimento socioambiental e econômico para esse município, pautada na conservação e no manejo sustentável dos recursos naturais. Para isso o projeto atua em cinco frentes: Boas Práticas Agropecuárias para o gado de corte e de leite, Gestão Ambiental Municipal, Bom Manejo Florestal, Governança dos Recursos Naturais nos Assentamentos e Integração de Áreas Protegidas. O projeto é desenvolvido pelo Instituto Centro de Vida (ICV) e parceiros com apoio do Fundo Vale.
“E se no futuro não tiver nenhuma árvore?” pergunta de forma retórica Átila Gabriel da Silva, um jovem de 12 anos, depois de plantar mais de dez árvores com as próprias mãos. Seu colega de...
ver maisControle e participação social são fundamentais para o fortalecimento das políticas públicas em prol do desenvolvimento sustentável e da agricultura familiar. O funcionamento adequado de conselhos municipais é um dos passos para atingir esse objetivo....
ver maisConhecida como Rosinha, Rosângela Aparecida dos Santos morou muito tempo na cidade, diferentemente da maioria das mulheres que hoje integram a Associação de Trabalhadoras Rurais e Artesãs de Nova Monte Verde (Amurverde), organização rural do...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-8555
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida
Desenvolvido por Matiz Caboclo