A saúde e o respeito no trato animal podem significar mais desempenho dos rebanhos e, consequentemente, resultados econômicos.
Pensando nisso, o Instituto Centro de Vida (ICV), com apoio da Campo Soluções Agropecuárias, realizou no final de abril uma oficina de capacitação para boas práticas agropecuárias.
O evento, no âmbito do projeto Conect@gro, teve como público alvo produtores e trabalhadores da pecuária e estudantes de ciências agrárias da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).
A capacitação abordou a importância da aplicação correta de medicamentos e vacinas, bem como a conservação e segurança durante a aplicação. Os participantes vivenciaram os ensinamentos de forma teórica e prática.
“Um aspecto importante para capacitar pessoas para essa boa prática é desenvolver a compreensão de que os animais sentem medo e dor, e reagem da forma que podem. Processos melhores facilitam o atendimento da necessidade sanitária preventiva”, disse o médico veterinário e consultor do ICV, Eduardo Florence.
O consultor também pontuou que as maiores causas de descarte das carcaças nos frigoríficos, por exemplo, estão relacionadas ao embarque, transporte e vacinação. Dentro desta perspectiva, investir em qualificação e boas práticas evitaria perdas e traria ganho econômico.
“O investimento em sanidade animal é um dos menores dentro de todo o custo de produção da arroba de carne ou litro de leite. É importante manter um bom planejamento sanitário anual, sob supervisão profissional adequada de um médico veterinário”, complementou.
𝐏𝐫𝐨𝐣𝐞𝐭𝐨 𝐂𝐨𝐧𝐞𝐜𝐭@𝐠𝐫𝐨
Tornar a pecuária da Amazônia mato-grossense mais produtiva, rentável e capaz de garantir a preservação da floresta amazônica é o principal foco do projeto Conect@gro, implementado pelo Instituto Centro de Vida (ICV).
O projeto tem parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), com o Grupo de Estudos da Pecuária Integrada da Universidade Federal de Mato Grosso (GEPI/UFMT), com a Universidade Federal de Goiás, o Sicredi, a Embrapa Agrossilvipastoril e Campo S/A.
O financiamento é do Programa REM, executado em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso, Banco de Desenvolvimento (KfW) Alemão e a Secretaria de Negócios, Energia e Estratégia Industrial (BEIS) do Reino Unido, e que tem como gestor financeiro o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).
Agricultores e agricultoras familiares da Rede de Produção Orgânica da Amazônia Mato-grossense (Repoama) participaram na última semana de um intercâmbio para troca de conhecimentos na Associação Regional dos Grupos Solidários de Geração de Renda (Aresol)...
ver maisÀs vésperas da virada para o século 21, Vitória da Riva, considerada a primeira conservacionista de Alta Floresta, conversava com Sérgio Guimarães, um dos fundadores do Instituto Centro de Vida (ICV). Há pouco, um novo...
ver maisPouco mais de um mês após receberem o certificado de conformidade orgânica da sua produção, Maria Aparecida Rodrigues, Silmara Assaiante e Rosângela dos Santos têm sido requisitadas nas feiras em que participam. “Eu quero comprar...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-8555
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida
Desenvolvido por Matiz Caboclo