13 maio 2022
PECUÁRIA

Respeito pela saúde animal traz bons resultados econômicos

Autor: Assessoria de Comunicação

Compartilhe nas redes sociais

A saúde e o respeito no trato animal podem significar mais desempenho dos rebanhos e, consequentemente, resultados econômicos.

Pensando nisso, o Instituto Centro de Vida (ICV), com apoio da Campo Soluções Agropecuárias, realizou no final de abril uma oficina de capacitação para boas práticas agropecuárias.

O evento, no âmbito do projeto Conect@gro, teve como público alvo produtores e trabalhadores da pecuária e estudantes de ciências agrárias da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

A capacitação abordou a importância da aplicação correta de medicamentos e vacinas, bem como a conservação e segurança durante a aplicação. Os participantes vivenciaram os ensinamentos de forma teórica e prática.

“Um aspecto importante para capacitar pessoas para essa boa prática é desenvolver a compreensão de que os animais sentem medo e dor, e reagem da forma que podem. Processos melhores facilitam o atendimento da necessidade sanitária preventiva”, disse o médico veterinário e consultor do ICV, Eduardo Florence.

O consultor também pontuou que as maiores causas de descarte das carcaças nos frigoríficos, por exemplo, estão relacionadas ao embarque, transporte e vacinação. Dentro desta perspectiva, investir em qualificação e boas práticas evitaria perdas e traria ganho econômico.

“O investimento em sanidade animal é um dos menores dentro de todo o custo de produção da arroba de carne ou litro de leite. É importante manter um bom planejamento sanitário anual, sob supervisão profissional adequada de um médico veterinário”, complementou.

𝐏𝐫𝐨𝐣𝐞𝐭𝐨 𝐂𝐨𝐧𝐞𝐜𝐭@𝐠𝐫𝐨

Tornar a pecuária da Amazônia mato-grossense mais produtiva, rentável e capaz de garantir a preservação da floresta amazônica é o principal foco do projeto Conect@gro, implementado pelo Instituto Centro de Vida (ICV).

O projeto tem parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), com o Grupo de Estudos da Pecuária Integrada da Universidade Federal de Mato Grosso (GEPI/UFMT), com a Universidade Federal de Goiás, o Sicredi, a Embrapa Agrossilvipastoril e Campo S/A.

O financiamento é do Programa REM, executado em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso, Banco de Desenvolvimento (KfW) Alemão e a Secretaria de Negócios, Energia e Estratégia Industrial (BEIS) do Reino Unido, e que tem como gestor financeiro o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).

Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo