A saúde e o respeito no trato animal podem significar mais desempenho dos rebanhos e, consequentemente, resultados econômicos.
Pensando nisso, o Instituto Centro de Vida (ICV), com apoio da Campo Soluções Agropecuárias, realizou no final de abril uma oficina de capacitação para boas práticas agropecuárias.
O evento, no âmbito do projeto Conect@gro, teve como público alvo produtores e trabalhadores da pecuária e estudantes de ciências agrárias da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).
A capacitação abordou a importância da aplicação correta de medicamentos e vacinas, bem como a conservação e segurança durante a aplicação. Os participantes vivenciaram os ensinamentos de forma teórica e prática.
“Um aspecto importante para capacitar pessoas para essa boa prática é desenvolver a compreensão de que os animais sentem medo e dor, e reagem da forma que podem. Processos melhores facilitam o atendimento da necessidade sanitária preventiva”, disse o médico veterinário e consultor do ICV, Eduardo Florence.
O consultor também pontuou que as maiores causas de descarte das carcaças nos frigoríficos, por exemplo, estão relacionadas ao embarque, transporte e vacinação. Dentro desta perspectiva, investir em qualificação e boas práticas evitaria perdas e traria ganho econômico.
“O investimento em sanidade animal é um dos menores dentro de todo o custo de produção da arroba de carne ou litro de leite. É importante manter um bom planejamento sanitário anual, sob supervisão profissional adequada de um médico veterinário”, complementou.
𝐏𝐫𝐨𝐣𝐞𝐭𝐨 𝐂𝐨𝐧𝐞𝐜𝐭@𝐠𝐫𝐨
Tornar a pecuária da Amazônia mato-grossense mais produtiva, rentável e capaz de garantir a preservação da floresta amazônica é o principal foco do projeto Conect@gro, implementado pelo Instituto Centro de Vida (ICV).
O projeto tem parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), com o Grupo de Estudos da Pecuária Integrada da Universidade Federal de Mato Grosso (GEPI/UFMT), com a Universidade Federal de Goiás, o Sicredi, a Embrapa Agrossilvipastoril e Campo S/A.
O financiamento é do Programa REM, executado em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso, Banco de Desenvolvimento (KfW) Alemão e a Secretaria de Negócios, Energia e Estratégia Industrial (BEIS) do Reino Unido, e que tem como gestor financeiro o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).
Fortalecer organizações da agricultura familiar prejudicadas durante a pandemia da Covid-19. Este é o objetivo do Amazônia Viva Alimenta (AVA), lançado oficialmente durante transmissão ao vivo na noite desta quinta (10). Com financiamento da União...
ver maisO Instituto Centro de Vida (ICV) abriu edital de processo seletivo para a contratação de estagiário em Comunicação Social. Para participar, é necessário estar cursando no mínimo o 6° semestre do curso de graduação em...
ver maisApós a tragédia no Pantanal em 2020, a falta de informações sobre as ações de brigadas de combate aos incêndios florestais em Mato Grosso, o enfraquecimento de órgãos federais e os dados climáticos apontam um...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
+55 (65) 3621- 8578
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-8555
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida
Desenvolvido por Matiz Caboclo