O segundo módulo da formação em filosofia de gestão denominada “pensamento Lean” aconteceu entre os dias 4 e 6 de abril, no município de Alta Floresta, no norte de Mato Grosso.
O curso é voltado para profissionais envolvidos com a produção pecuária e foi organizado dentro do projeto Conect@gro, do Instituto Centro de Vida (ICV).
O pensamento Lean discorre sobre práticas e resultados baseados em um sistema da Toyota. Após a Segunda Guerra Mundial, haviam poucos recursos e capacidade de produção. A empresa, então, desenvolveu sistema que buscava reduzir desperdícios e resolver problemas de forma sistemática.
De acordo com o gerente de projetos do Lean Institute Brasil, os problemas recorrentes do dia a dia nas fazendas podem ser resolvidos com conceitos básicos da filosofia, o que pode gerar uma série de ganhos para o negócio.
“Visualizar com clareza e mapear os problemas é encontrar oportunidades de melhoria. Com liderança capacitada e envolvimento da equipe de trabalho na construção da solução, agrega-se valor a atividade e ao desenvolvimento das pessoas e equipes”, disse.
O consultor do ICV Eduardo Florence pontuou que quando o trabalhador responsável por determinada atividade demonstra a sua rotina de trabalho e compreende que determinada mudança faz sentido para um melhor desempenho, ele deixa de ser um cumpridor de tarefas e vira um colaborador.
“Compreende, ainda, que faz parte de um sistema maior, que vai além de sua atividade. A equipe de trabalho montar sua própria rotina e reavaliar seu desempenho faz total sentido para uma melhoria contínua e melhores resultados”.
Esta etapa foi presencial e contou com a participação de assessores técnicos da atividade, professor e graduandos do curso de Zootecnia, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), produtores e trabalhadores da pecuária. A capacitação foi realizada na sede do IFMT.
Resultados
A Campo Soluções Agropecuárias assiste mais de 100 fazendas de pecuária e vem implementando ferramentas de gestão baseadas na filosofia Lean. O engenheiro agrônomo Murilo Guimarães, afirmou que pensamento trouxe excelentes resultados.
“A utilização dessa filosofia agrega valor também na gestão da própria empresa de consultoria rural, melhorando os processos e produtos entregues aos produtores, o que reflete em resultados em toda a cadeia produtiva”.
Já na fazenda Tropeiro Velho, a equipe de colaboradores da pecuária demonstrou sua rotina de manejo dos animais e de preparo do trato e fornecimento nos cochos. A estrutura conta com uma fábrica de ração, onde é preparada a suplementação alimentar fornecida aos animais, em sistema de pastejo rotacionado.
“Esse conhecimento vem como uma luva para o ajuste fino dos processos dentro da gestão da propriedade e execução das atividades. Todo produtor precisa conhecer isso”.
O educador de Práticas Sustentáveis do ICV Romário Fogaça pontuou que a Lean pode ser adaptada à agricultura familiar e a outras iniciativas dentro do ICV.
“Essa capacitação mostra a possibilidade de uma transformação no setor agropecuário. Ver produtor e equipe, junto com um grupo de técnicos em torno de um planejamento participativo de atividades e rotinas não é uma cena comum na agropecuária. Mas esperamos que essa capacitação seja uma semente bem plantada”, finalizou Eduardo.
𝐏𝐫𝐨𝐣𝐞𝐭𝐨 𝐂𝐨𝐧𝐞𝐜𝐭@𝐠𝐫𝐨
Tornar a pecuária da Amazônia mato-grossense mais produtiva, rentável e capaz de garantir a preservação da floresta amazônica é o principal foco do projeto Conect@gro, que é implementado pelo Instituto Centro de Vida (ICV), em parceria com Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), do Grupo de Estudos da Pecuária Integrada da Universidade Federal de Mato Grosso (GEPI/UFMT), Universidade Federal de Goiás, Sicredi, Embrapa Agrossilvipastoril e Campo S/A.
O projeto é financiado pelo Programa REM, executado em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso, Banco de Desenvolvimento (KfW) Alemão e a Secretaria de Negócios, Energia e Estratégia Industrial (BEIS) do Reino Unido, e tem como gestor financeiro o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).
Os primeiros raios de sol anunciavam o nascer do dia. Quem estava acordado nas primeiras horas da manhã, sentia na pele o frio incomum para o mês de maio em Cuiabá. No nariz, o cheiro...
ver maisMato Grosso tem estampado manchetes nacionalmente ao figurar como um dos estados ameaçados pelo fogo que avança sobre o bioma Pantanal. Abarcando três biomas – Amazônia, Cerrado e Pantanal –, sofre ainda graves ameaças ambientais...
ver maisA pandemia cobrou um preço alto do segmento que mais coloca comida na mesa da população brasileira. Ao longo dos últimos dois anos, o fechamento de canais de comercialização como feiras, mercados institucionais, encerramento de...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
+55 (65) 3621- 8578
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-8555
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida
Desenvolvido por Matiz Caboclo