Em 14 de abril, o Instituto Centro de Vida (ICV) completou 30 anos de uma história marcada pela superação de desafios no campo socioambiental em Mato Grosso. Essa trajetória de lutas, desafios e conquistas é o foco de um livro recém-lançado pela entidade nos formatos impresso e digital.
A publicação relembra o contexto da situação socioambiental do estado na década de 1990, em meio a um período de intensa pressão por grandes obras de infraestrutura e protestos. Um contexto que inspirou e motivou a ideia da fundação do instituto, em 1991, por um pequeno grupo de ambientalistas.
Desde então, o ICV atuou de forma propositiva em momentos importantes da história socioambiental do estado, como a criação de unidades de conservação que hoje estampam cartões postais em todo o Brasil.
Mas o livro mostra que essa trajetória dependeu de muito suor dos seus participantes para superar momentos de crise financeira e outras turbulências.
Participantes do momento histórico também narram, no livro, como a instituição cresceu e escolheu Alta Floresta, município localizado na região norte do estado, em plena Amazônia, para abrir um segundo escritório.
Em território amazônico, mostra os desafios encontrados em um dos municípios com maior índice de desmatamento em todo o bioma no Brasil e também como a entidade articulou parcerias que resultariam na retirada de Alta Floresta da lista de maiores desmatadores.
Se hoje a fumaça das queimadas ainda incomoda os moradores dos municípios da região, à época chegava a impedir aviões de pousarem no único aeroporto da área.
Desde os primórdios na região amazônica, a instituição se consolidou como parceira de órgãos municipais e estaduais, agricultores familiares e produtores rurais, comunidades tradicionais e indígenas no estado de Mato Grosso na busca por um desenvolvimento socioeconômico com a manutenção da floresta em pé.
Durante este tempo e com essa missão, testou possibilidades e coletou resultados que permitiram à instituição reunir um amplo leque de possíveis soluções replicáveis para outras regiões.
CONFIRA O LIVRO AO CLICAR AQUI.
Localizada a cerca de mil quilômetros de Cuiabá, Nova Bandeirantes já foi conhecida como a capital do café em Mato Grosso. Por um processo de (re)ocupação agrária regido por legislações de benefício exclusivo aos latifundiários,...
ver maisO Instituto Centro de Vida (ICV) lançou termo de referência para a contratação de consultor (a) para apoiar a validação do mapeamento da exploração madeireira em MT. O trabalho será desenvolvido sob a supervisão da...
ver maisMarço de 2021. Luan Cândido, educador do Programa de Negócios Sociais do Instituto Centro de Vida (ICV) recebeu no Whatsapp fotos, vídeos e áudios emocionados de um casal de agricultores. Diante das dificuldades impostas pela...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
+55 (65) 3621- 8578
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-8555
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida
Desenvolvido por Matiz Caboclo