Documento também mostra avanços na implementação de REDD+ no estado
Duas oficinas preparadas pelo ICV e IPAM para o Conselho Gestor de REDD de Mato Grosso e convidados resultaram em uma proposta de plano de trabalho para que o Estado siga avançando na estratégia de redução das emissões do desmatamento e da degradação florestal. O plano sugere quais são os caminhos a trilhar para plena implementação do Sistema Estadual de REDD+ de Mato Grosso, sigla pela qual é conhecido as ações para Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal, Conservação, Manejo Florestal Sustentável e Aumento dos Estoques de Carbono Florestal.
Nos encontros um grupo de especialistas das organizações e técnicos do Governo avaliaram os próximos passos necessários para o avanço da política. As discussões incluíram a revisão dos elementos previstos na lei e a discussão de novas oportunidades, tipos e fontes de pagamento para REDD+.
A avaliação do status de implementação do Sistema aponta avanços em elementos importantes como a definição de salvaguardas, a participação plena e efetiva da sociedade, e as medidas de transparência como divulgação das informações e ouvidoria.
Como em toda política pública, há espaço para melhorias em muitos pontos avaliados. Assim, o grupo detalhou quais são as principais necessidades do Sistema Estadual de REDD+ para o próximo ano e construiu um plano de trabalho para que Mato Grosso siga avançando no tema.
Vontade política, protagonismo e participação da sociedade foram elementos essenciais no caminho já trilhado, e continuarão sendo essenciais para continuar desenvolvendo a estratégia de REDD+ para Mato Grosso.
Diversas entidades, entre elas o Instituto Centro de Vida (ICV), participaram na segunda-feira (29) do terceiro evento do Fórum Mato-Grossense de Mudanças Climáticas (FMMC) em 2019. Realizado na sede da Secretaria de Estado de Meio...
ver maisPeríodo de proibição de queimadas registrou 21,5 mil focos de calor, quase metade em imóveis rurais privados. Atualização em 29/10/2019 O período de proibição de queimadas em Mato Grosso se encerrou na última segunda-feira (28),...
ver maisEm uma ação para conscientização da importância da agricultura familiar agroecológica e local contra a crise climática no dia 14 de novembro, cerca de 100 ciclistas de Alta Floresta, munícipio da região norte de Mato...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
+55 (65) 3621- 8578
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-8555
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida
Desenvolvido por Matiz Caboclo