Sementes suficientes para a produção de cerca de 800 mil mudas de árvores nativas foram doadas pelo Instituto Centro de Vida (ICV) para apoiar ações de restauração florestal no município de Nova Monte Verde (944 km de Cuiabá), na região norte de Mato Grosso.
A ação foi realizada no dia 29 de julho e envolveu sementes de 18 espécies, como o angelim, garapeira, jatobá, paineira e pinho cuiabano. O beneficiário foi o viveiro público do município.
“As sementes selecionadas para a doação foram as de crescimento rápido e que sobrevivem em solos degradados, pois resistem bem ao período seco e de bastante insolação”, explicou o engenheiro florestal Diego de Bona, do ICV.
A doação foi recebida pelo secretário municipal de Agricultura da cidade, Mário Sérgio Nascimento, que é produtor de leite e parceiro do Projeto Redes Socioprodutivas, coordenado pelo ICV com apoio do Fundo Amazônia.
Atualmente, com o apoio do projeto, Nascimento está a recuperar quatro nascentes localizadas em sua propriedade.
A prefeita de Nova Monte Verde, Beatriz de Fátima Sueck Lemes, elogiou a iniciativa do ICV e disse que pretende iniciar o quanto antes a produção das mudas.
“Sustentabilidade na prática e projeto de resultados. É assim que defino o trabalho desse grande instituto aqui em Nova Monte Verde”, elogiou.
Segundo ela, o objetivo do município é a recuperação das áreas de preservação permanente degradadas.
Ao todo, a doação envolveu um montante estimado em 1,6 milhão de sementes, com taxa de germinação estimada em 50%, em média. A lista completa de espécies tem o amarelinho, angelim, aracá, bordão de velho, embaúba, garapeira, jatobá, jurubeba, marimá, manjoleiro, mutambo, orelinha, paineira, pata de vaca, pente de macaco, pinho cuiabano, pau pólvora e sobrasil.
Produtores se unem em rede para impulsionar a agricultura orgânica na Amazônia
Enquanto aguarda a chegada do quarto filho, Angelita Patrícia da Silva tem que se segurar para ficar em casa e não ir trabalhar na terra onde cultiva de tudo um pouco: milho, abóbora, banana, abacaxi,...
ver maisUm estudo inédito desenvolvido por pesquisadores do Instituto Centro de Vida (ICV), Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com apoio do WWF-Brasil, concluiu que 94%...
ver maisA certificação orgânica da produção da agricultura familiar é capaz de garantir fonte de renda segura e qualidade de vida às famílias rurais e ao mesmo tempo colaborar para a manutenção da floresta em pé....
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
+55 (65) 3621- 8578
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-8555
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida
Desenvolvido por Matiz Caboclo