Um evento de capacitação realizado na terça-feira (9) na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) promoveu a discussão com gestores públicos sobre os temas da transparência, do acesso à informação e dos dados abertos.
A oficina, resultado de parceria entre o Instituto Centro de Vida (ICV), o Instituto de Governo Aberto (IGA) e a SEMA-MT, abordou os conteúdos de forma dinâmica, estimulando a interação entre os participantes. Além da transparência ativa e passiva, o evento discutiu pontos como a agenda global e os desafios para implementar a Lei de Acesso à Informação.
“O objetivo foi promover dentro do órgão a cultura da transparência dos dados públicos, mas também apresentar experiências bem sucedidas que os inspirem”, afirmou a coordenadora de Transparência Ambiental do ICV, Ana Paula Valdiones.
A oficina foi aberta pelo Secretário Executivo da Sema, Alex Marega, que enfatizou o dever legal dos servidores em relação ao tema. “Todos têm a obrigação de prestar contas à sociedade”, afirmou.
Por meio do uso de smartphones, os gestores se colocaram no lugar dos usuários e puderam experimentar as dificuldades de acesso às diferentes informações públicas.
“Trouxemos muitos conteúdos de forma mais dinâmica, para extrair o que eles consideram como transparência”, disse Vanessa Menegueti, cofundadora do IGA e uma das facilitadoras da atividade.
A diretora-adjunta do ICV, Alice Thuault, participou da oficina e destacou sua importância no contexto atual. “A transparência ambiental possibilita a governança dos recursos naturais”, afirmou.
O responsável pela unidade de Transparência da SEMA, Gabriel Vitoreli, reforçou a necessidade de sensibilizar os servidores , “principalmente em relação à transparência das políticas públicas ligadas à área ambiental”.
A oficina durou o dia todo e reuniu cerca de 50 participantes.
Enquanto a média da produtividade da pecuária bovina no Brasil se mantém em cerca de 4,5 arrobas por hectare/ano, uma propriedade rural do município amazônico de Nova Bandeirantes, região norte de Mato Grosso, virou caso...
ver maisUm avião que pulverizava agrotóxicos atingiu uma comunidade rural no município mato-grossense de Paranaíta, na região norte de Mato Grosso, e gerou a perda dos cultivos de frutas e hortaliças de famílias agricultoras da área...
ver maisO Instituto Centro de Vida (ICV) lançou termo de referência para a contratação de consultor (a) para apoiar a validação do mapeamento da exploração madeireira em MT. O trabalho será desenvolvido sob a supervisão da...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
+55 (65) 3621- 8578
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-8555
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida
Desenvolvido por Matiz Caboclo