O Instituto Centro de Vida (ICV) compartilhou sua expertise com o manejo de produtos florestais durante 1º Curso sobre Normas e Procedimentos para o Manejo Florestal Não Madeireiro, realizado em Cuiabá. O evento recebeu mais de 70 participantes, entre responsáveis técnicos, representantes extrativistas e de organizações que atuam com extrativistas, analistas da SEMA-MT e estudantes.
Os técnicos do ICV Vinícius Silgueiro e Benedita Mendes apresentaram ações com mapeamento participativo das áreas de coleta de produtos como a castanha-do-Brasil e o babaçu. O ICV trabalha com estas técnicas desde 2012, quando apoiou a Associação Ceiba, em Diamantino, no mapeamento das matrizes e áreas de coleta de sementes.
Recentemente, a equipe está trabalhando em parceria com comunidades extrativistas do Norte e Noroeste do estado, trabalho que foi tema da palestra da presidente da Associação de Coletores e Coletoras de Castanha-do-Brasil do PA Juruena (ACCPAJ), Veridiana Vieira. A líder extrativista falou sobre a forma de organização da associação e o método de trabalho de coleta da amêndoa em Cotriguaçu.
“A proposta inicial foi de fazer um nivelamento. Nós queríamos unir todas as iniciativas que, isoladas, trabalham com produtos florestais não madeireiros e entender o que está ocorrendo. Nós apresentamos o que está sendo construído em nível de Estado e ouvimos diversas iniciativas, tanto em nível nacional quanto local, incluindo assentados que trabalham com extrativismo”, explica o coordenador de Conservação e Restauração de Ecossistemas da SEMA-MT, Marcos Antônio Camargo.
O 1º Curso sobre Normas e Procedimentos para o manejo Florestal Não Madeireiro foi realizado entre os dias 27 e 29 de março pela Secretária de Estado de Meio Ambiente (SEMA-MT), em parceria com o Instituto Centro de Vida (ICV) e outras organizações.
“A experiência de participar do curso foi ótima, principalmente pela troca com os participantes de diferentes setores. Foi um debate enriquecedor para fazer com que o manejo florestal não madeireiro seja realmente algo próximo da realidade de quem está na ponta”, avalia a técnica do ICV, Benedita Mendes.
No Dia das Florestas, conheça ações do ICV que unem geração de renda e sustentabilidade.
Transparência Florestal: Mapeamento da ilegalidade na exploração madeireira.
Nova tecnologia para melhorar o manejo florestal é apresentada em Mato Grosso.
O Instituto Centro de Vida (ICV) abriu processo seletivo para a contratação de consultoria em execução e monitoramento para o projeto Conect@gro Funbio. A empresa deverá ser especialista em adequação ambiental para desenvolver o diagnóstico...
ver mais"Meu pai dizia: vou levar meus filhos para Mato Grosso porque quero que minhas filhas sejam professoras", diz Iraci Tenutti, moradora da comunidade rural Sagrada Família, localizada em Paranaíta, município no norte de Mato Grosso,...
ver maisO Instituto Centro de Vida (ICV) abriu processo seletivo para a contratação de Analista de Mídias Sociais para atuação no núcleo de Comunicação do escritório de Cuiabá (MT). O contratado (a) deverá contribuir para ampliar...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
+55 (65) 3621- 8578
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-8555
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida
Desenvolvido por Matiz Caboclo