O Instituto Centro de Vida (ICV) compartilhou sua expertise com o manejo de produtos florestais durante 1º Curso sobre Normas e Procedimentos para o Manejo Florestal Não Madeireiro, realizado em Cuiabá. O evento recebeu mais de 70 participantes, entre responsáveis técnicos, representantes extrativistas e de organizações que atuam com extrativistas, analistas da SEMA-MT e estudantes.
Os técnicos do ICV Vinícius Silgueiro e Benedita Mendes apresentaram ações com mapeamento participativo das áreas de coleta de produtos como a castanha-do-Brasil e o babaçu. O ICV trabalha com estas técnicas desde 2012, quando apoiou a Associação Ceiba, em Diamantino, no mapeamento das matrizes e áreas de coleta de sementes.
Recentemente, a equipe está trabalhando em parceria com comunidades extrativistas do Norte e Noroeste do estado, trabalho que foi tema da palestra da presidente da Associação de Coletores e Coletoras de Castanha-do-Brasil do PA Juruena (ACCPAJ), Veridiana Vieira. A líder extrativista falou sobre a forma de organização da associação e o método de trabalho de coleta da amêndoa em Cotriguaçu.
“A proposta inicial foi de fazer um nivelamento. Nós queríamos unir todas as iniciativas que, isoladas, trabalham com produtos florestais não madeireiros e entender o que está ocorrendo. Nós apresentamos o que está sendo construído em nível de Estado e ouvimos diversas iniciativas, tanto em nível nacional quanto local, incluindo assentados que trabalham com extrativismo”, explica o coordenador de Conservação e Restauração de Ecossistemas da SEMA-MT, Marcos Antônio Camargo.
O 1º Curso sobre Normas e Procedimentos para o manejo Florestal Não Madeireiro foi realizado entre os dias 27 e 29 de março pela Secretária de Estado de Meio Ambiente (SEMA-MT), em parceria com o Instituto Centro de Vida (ICV) e outras organizações.
“A experiência de participar do curso foi ótima, principalmente pela troca com os participantes de diferentes setores. Foi um debate enriquecedor para fazer com que o manejo florestal não madeireiro seja realmente algo próximo da realidade de quem está na ponta”, avalia a técnica do ICV, Benedita Mendes.
No Dia das Florestas, conheça ações do ICV que unem geração de renda e sustentabilidade.
Transparência Florestal: Mapeamento da ilegalidade na exploração madeireira.
Nova tecnologia para melhorar o manejo florestal é apresentada em Mato Grosso.
O premiado documentário O Complexo (2017), produção da Forest Comunicação em parceria com o Instituto Centro de Vida (ICV) e o Fórum Teles Pires, foi selecionado para concorrer a mais um prêmio, na categoria Documentário: o Grande...
ver maisApós 21 anos de criação, assentamento de Paranaíta conseguiu certificar o georreferenciamento de seu perímetro total, atestando no sistema do INCRA seu tamanho e localização exatos Com 776 lotes e mais de 3.500 pessoas, o...
ver maisO Núcleo Administrativo-financeiro do Instituto Centro de Vida (ICV) é responsável pela gestão de pessoas e por tornar realidade os projetos e as ações dos programas da entidade. Esta é a sexta e última reportagem...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-405
+55 (65) 3621-3148
+55 (65) 3621- 8578
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-8555
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida
Desenvolvido por Matiz Caboclo