Programa de Transparência Ambiental

Programa de Transparência Ambiental

Fotografia do rio Juruena, mostrando porções de floresta preservada

Essa iniciativa atua na produção de dados-chave sobre as florestas, as políticas ambientais e o acesso às informações que favorecem a accountability pública.

O que fazemos?

A Iniciativa de Transparência Ambiental busca melhorar a implementação das políticas públicas relacionadas à gestão florestal por meio da produção e disseminação de informações.

Para isso, trabalhamos com a ampliação da disponibilização de dados públicos, na produção de novas informações sobre a implementação de políticas ambientais e na construção de narrativas de impacto que ajudem a gerar transformação.

Como fazemos?

Parte significativa do trabalho relacionado à promoção da transparência e melhoria na implementação de políticas ambientais se dá por meio da participação em conselhos e comitês, do trabalho em parceria com outras instituições e da atuação em redes. Assim, vale destacar para esse ano: a participação do ICV na elaboração da 3° fase do Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento e Incêndios Florestais (PPCDIF-MT); e o lançamento do Portal da Transparência da SEMA-MT, que configurou Mato Grosso como um dos estados da Amazônia com maior transparência ambiental.

Equipe:

Ana Paula Gouveia Valdiones (Coordenadora)
Alice Thuault (Coordenadora)
Paula Bernasconi
Gabriela França