O Instituto Centro de Vida, em parceria com as prefeituras dos municípios de Alta Floresta, Carlinda e Paranaíta, começou hoje a retificação do cadastro ambiental rural de imóveis com até 4 módulos fiscais, sem custo ao produtor.
Em maio deste ano foi promulgada a Lei Complementar nº 592, que além de tratar do Programa de Regularização Ambiental (PRA), instituiu o Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural, o SIMCAR.
O novo sistema foi criado para constituir uma base de informações sólidas acerca das propriedades rurais do estado. De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), o SIMCAR garante mais segurança em relação às informações fornecidas, o que se deve à impossibilidade de declaração de áreas com sobreposição, por exemplo, além de permitir a responsabilização pelas declarações, em função da assinatura digital imperativa à qualquer pessoa que for realizar um cadastro no SIMCAR.
Até a promulgação da lei o CAR estava sob gestão do governo federal. As debilidades do sistema federal – o SICAR, e a necessidade de acompanhamento e monitoramento das propriedades rurais, motivaram que o estado optasse, pela segunda vez, por uma gestão descentralizada a partir de um sistema próprio. Antes do SICAR, o estado contava com o SIMLAM, que fez parte do programa MT Legal.
O esforço conjunto do ICV com as três prefeituras é o primeiro movimento para consolidação do CAR nesses municípios. A meta é de que sejam retificados mil cadastros até dezembro. O decreto de junho deste ano, que regulamenta tanto o PRA quanto o SIMCAR, estabeleceu um prazo de 90 dias para a retificação. Passado este prazo o CAR ficará inativo.
A fim de prestar maiores esclarecimentos e contribuir com o processo de retificação dos demais municípios do norte e noroeste do estado, o ICV realizará um Workshop sobre o SIMCAR, em parceria com a SEMA.
No dia 23 de agosto, o Secretário Adjunto de Gestão Ambiental da SEMA, Alex Marega, fará uma palestra sobre a instituição do CAR no estado, abordando desde as primeiras experiências até o estabelecimento do SIMCAR. Na quinta-feira, dia 24, haverá um aprofundamento técnico sobre o sistema.
Para se inscrever no evento clique aqui.
Veja também:
ICV lança mapeamento das áreas de uso consolidado em Mato Grosso
Desafio do atual Simcar: garantir a regularização ambiental para agricultura familiar e povos e comunidades tradicionais
Período de proibição de queimadas registrou 21,5 mil focos de calor, quase metade em imóveis rurais privados. Atualização em 29/10/2019 O período de proibição de queimadas em Mato Grosso se encerrou na última segunda-feira (28),...
ver maisDepois de meses de chuvas praticamente diárias, o fim do chamado inverno amazônico simboliza as últimas colheitas de café em Nova Bandeirantes, município localizado na região norte de Mato Grosso. Mas a fumaça do processo...
ver maisMato Grosso perdeu 1.685 quilômetros quadrados de áreas de floresta entre agosto de 2018 e julho de 2019. Os números foram divulgados nesta segunda-feira (18/11) pelo Inpe e têm como base o sistema Prodes, usado...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
+55 (65) 3621- 8578
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-8555
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida
Desenvolvido por Matiz Caboclo