04 jan 2017
Notícias

Instituto Centro de Vida faz balanço do ano e diz que foco em 2017 deve ser redução do desmatamento

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais
Renato Farias, diretor executivo

Renato Farias, diretor executivo

O Instituto Centro de Vida (ICV) inicia mais um ano tendo como foco nossa missão de construir soluções que visem a sustentabilidade de Mato Grosso. A consolidação de resultados deve ser maior, como enfatiza o diretor executivo do ICV, Renato Farias. “Nós vamos intensificar, principalmente, o olhar para a redução do desmatamento tendo como linha de base o cumprimento das metas estabelecidas pelo governo do estado” – citando a Estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI).

Farias destaca que o ICV é uma organização cuja atuação é baseada no diálogo contínuo com múltiplos atores, na excelência técnica en suas atividades e na transparência das informações. “Esse princípios nos guiam em todos os nosso trabalhos, seja em experiências em campo ou nas agendas mais política”, registrou o diretor executivo.

No balanço das principais realizações de 2016, Farias destaca os principais resultados conseguidos, com o Programa Novo Campo, que deu origem empresa Pecuária Sustentável na Amazônia (Pecsa), que tem conquistado cada dia mais espaço na região de Alta Floresta. Neste trabalho estratégico com a pecuária, um dos pontos mais significantes do ano foi a parceria com a McDonald’s no desenvolvimento de uma cadeia de pecuária sem desmatamento, com origem verificada. “A estruturação da Pecsa deu outro perfil e outro patamar na pecuária na região, que tem recebido elogios e respaldo nacional e internacionalmente”, ressaltou.

Outras agendas como a de discussão da política energética brasileira, incluindo a construção de usinas hidrelétricas, também cresceram e se fortaleceram na instituição, que lidera, atualmente, um grupo de trabalho composto por várias organizações que discutem essa temática.

Outro passo significativo, ainda segundo Renato, foi da Estratégia PCI (Produzir, Conservar e Incluir) que caminha para integração com o Programa Municípios Sustentáveis. “Ainda existem muitos desafios e soluções a serem buscadas, mas a sociedade conseguiu  que o governo estadual reforçasse o compromisso com essas agendas e encaminhasse ações que vão contribuir para o cumprimento das metas estabelecidas”, complementou.

Outros trabalhos, como com agricultura familiar de assentados na região noroeste do estado, também obtiveram resultados satisfatórios como a integração de comunidades do município de Cotriguaçu para fortalecer iniciativas que resultem em arranjos comerciais locais. Este é um dos grandes desafios apontados para 2017!

“Em 2017 o ICV quer dar um salto de forma ainda mais sólida, levando algumas coisas que a gente tem feito para o estado, em nível de Amazônia”, finaliza o diretor.

Todas as iniciativas do ICV podem ser conhecidas no site, na página o que fazemos.

 

 

Tags: Amazônia ICV

Categorias

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo