21 dez 2016
Notícias

ICV 25 Anos de História – Transparência ambiental na Amazônia

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais

Em 2015, o ICV realizou um mapeamento sobre a transparência das informações ambientais em cinco estados da Amazônia Legal para seis temas considerados prioritários: pecuária, soja, hidrelétricas, exploração florestal e regularização ambiental e fundiária. A metodologia inovadora focou nas informações que as pessoas precisam acessar para serem agentes do controle ambiental. Além disso, como resultado, foram criados índices para medir a transparência na divulgação das informações envolvendo todos os órgãos públicos estaduais e federais envolvidos nesses temas. A pesquisa foi realizada a pedido do Grupo de Trabalho da Amazônia Legal, do Ministério Público Federal (MPF), que, diante da realidade caótica encontrada, acionou 30 órgãos ambientais para que implementassem medidas de transparência das informações ambientais.Você pode saber mais sobre esse trabalho aqui.

Ainda em 2015, participamos na elaboração da Estratégia Produzir, Conservar e Incluir, um pacote de medidas para zerar o desmatamento ilegal no estado até 2020, prevendo metas para a produção, a conservação e a inclusão. A estratégia foi apresentada pelo governo do estado na Conferência do Clima, em Paris, em dezembro de 2015.

Desde então, temos atuado na construção de caminhos para colocar em prática as ações previstas, participando do comitê gestor da PCI. Por outro lado, como Organização da Sociedade Civil, também temos cobrado respostas e soluções por parte do governo para que a Estratégia saia do papel e gere resultados.

Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo