05 dez 2016
Notícias

Cotriguaçu é representada no 7° Encontro Estadual de Agroecologia, em Cuiabá

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais
Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

Parte dos representantes de Cotriguaçu, durante 7º Encontro. Foto: Elisangela Sodré/ICV

Parte dos representantes de Cotriguaçu, durante 7º Encontro. Foto: Elisangela Sodré/ICV

A agricultura familiar e a cultura indígena do município de Cotriguaçu, do noroeste mato-grossense foram representadas no 7º Encontro Estadual de Agroecologia e Feira de Roças e Quintais, realizado entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro, em Cuiabá. Cinco pequenos produtores rurais do Projeto de Assentamento Nova Cotriguaçu, das comunidades de Nova Esperança, Santa Clara, Novo Horizonte e Ouro Verde e um feirante da Associação dos Produtores Feirantes de Cotriguaçu (Aprofeco) levaram seus produtos locais. Dois indígenas Rikbaktsa, da Terra Indígena Escondido, comercializaram o seu artesanato com sementes e falaram sobre seus valores culturais.

O público pôde adquirir produtos feitos principalmente pelos grupos de mulheres desta região. Entre as atrações, estavam o óleo e a farinha de babaçu e de mandioca, doces de cacau e ervas medicinais, entre outras. O município de Colniza também estava presente, com destaque para produtores de mel.

Os participantes puderam ainda interagir com os demais de outras regiões do Estado, no momento de troca de sementes crioulas e mudas. Eles levaram amostras de arroz, babaçu, castanha-do-brasil, feijão, jenipapo, inhame e milho.

Agricultora familiar Maria Margarida, do PA Nova Cotriguaçu. Foto: Elisangela Sodré/ICV

Agricultora familiar Maria Margarida, do PA Nova Cotriguaçu. Foto: Elisangela Sodré/ICV

Durante a programação, o processo de aprendizado também foi um aspecto positivo do encontro com mesas a respeito da segurança alimentar, das quais participaram. Os destaques ficaram para os temas sobre as diferenças da produção agroecológica e industrializada e o efeito medicamentoso dos alimentos. Os agricultores e indígenas também foram às ruas em um ato em defesa da agroecologia.

O evento foi organizado pelo Grupo de Intercâmbio em Agroecologia – Gias e teve apoio do Instituto Centro de Vida (ICV), com recursos do Fundo Vale, aos participantes de Cotriguaçu e Colniza.

foto2gias

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo