07 nov 2016
Notícias

O ICV na COP 22 – Marrakesh

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais

Começou nesta segunda-feira (7) e vai até o dia 18 de novembro, em Marrakesh, Marrocos, a 22ª Conferência das Partes da ONU sobre mudanças climáticas – COP 22.

eventoNesta edição, o Instituto Centro de Vida (ICV) estará representado por Francisco Beduschi Neto, coordenador da Iniciativa de Pecuária Sustentável. Ele participará de alguns espaços para falar sobre nossa estratégia que busca reduzir o desmatamento e a emissão de gases do efeito estufa propondo um novo modelo de pecuária para a Amazônia brasileira. O principal evento será realizado pelo nosso parceiro, Imaflora, no Espaço Brasil, para tratar desse tema.

O Brasil está entre os os maiores emissores de GEE do mundo,  concentradas no setor de agropecuária. Por isso, é fundamental investir em sistemas produtivos agropecuários mais eficientes, sem desmatamento e degradação florestal. Uma das saídas é promover a implementação das Boas Práticas Agropecuárias, com recuperação de pastagens degradadas para aumentar a capacidade produtiva e reduzir as emissões de GEE. Essa é a experiência que o ICV pretende mostrar da COP 22 – que é possível e viável fazer uma pecuária livre do desmatamento na Amazônia brasileira.

COP 21
A última COP foi realizada em Paris, em dezembro de 2015, que resultou um acordo mundial histórico, conhecido como ‘Acordo de Paris’. Nele, cerca de 200 países se comprometeram a reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) como forma de evitar que a temperatura da terra aumente 1,5ºC até 2100. Para isso, cada país precisou desenvolver e ratificar sua própria meta (Contribuição Nacionalmente Determinadas), descrevendo as ações a serem executadas para o cumprimento do acordo global. No Brasil, o acordo foi aprovado pelo Congresso Nacional e entrou em vigor na última sexta-feira (4).

Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo