18 out 2016
Notícias

Atlas reúnem informações sobre municípios do Portal da Amazônia

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais

O Instituto Centro de Vida (ICV) publica hoje uma série de sete atlas reunindo informações sobre localização, rede viária, bacias hidrográficas, rede hidrográfica, relevo, tipos de solos, uso e ocupação do solo além da estrutura fundiária dos municípios de Apiacás, Carlinda, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes, Peixoto de Azevedo, Paranaíta e Terra Nova do Norte, localizados no norte de Mato Grosso, na região do Portal da Amazônia. As informações são representa­das através de textos e mapas, que foram con­feccionados em um sistema de informação ge­ográfica (SIG), com uso de imagens de satélite, base cartográfica digital produzida pelo ICV e dados de outras fontes.

As publicações reúnem informações sobre sobre o município possibili­tam, por exemplo, conhecer a situação atual dos recursos naturais, monitorar as atividades produtivas e seu impacto no meio ambiente, subsidiar projetos de recuperação de áreas de­gradadas, planejar atividades de campo e de­terminar áreas prioritárias para intervenção. Nosso objetivo, com a publicação, é fornecer informações sobre os muni­cípios, visando qualificar a atuação na gestão socioambiental e a promoção do uso susten­tável dos recursos naturais.  Essas informações devem estar acessíveis para serem utilizadas em processos de planejamento estratégico, na definição de políticas e programas de governo, na elaboração de projetos e na aplicação dos instrumentos de gestão ambiental.

O ICV atua diretamente com questões socioam­bientais no Território Portal da Amazônia, no extremo Norte de Mato Grosso, desde a aber­tura do escritório em Alta Floresta no ano de 2001. A missão do ICV está pautada na cons­trução de soluções compartilhadas para a sus­tentabilidade do uso da terra e dos recursos naturais.

Nesse contexto, a Iniciativa de Municípios Sus­tentáveis atua na região fortalecendo a gover­nança socioambiental nos municípios de Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde, Paranaíta, Peixoto de Aze­vedo e Terra Nova do Norte. As atividades são voltadas à estruturação dos sistemas munici­pais de meio ambiente (secretarias, conselhos e fundos), apoio a regularização ambiental e fundiária e contribuições às cadeias produtivas sustentáveis.

Os atlas são o resul­tado de um esforço conjunto da Iniciativa de Municípios Sustentáveis e Núcleo de Geotec­nologias do ICV. Três projetos possibilitaram esse trabalho: “Projeto soja responsável – uma abordagem territorial” apoiado pelo IDH – The Sustainable Trade Initiative, “Consolidação e expansão do Programa de Municípios Susten­táveis no Norte de Mato Grosso” apoiado pela Gordon and Betty Moore Foundation e “Gover­nança socioambiental em municípios priori­tários no Portal da Amazônia – Mato Grosso” apoiado pela Fundação Avina.

Acesse a série Conhecendo Municípios do Portal da Amazônia

terranova peixoto monteverde carlinda bandeirantes apiacasparanaita

Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo