13 jul 2016
Notícias

Prefeitos discutem agenda de desenvolvimento e meio ambiente com governador de Mato Grosso

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais
Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

interna_site2

Prefeitos e secretários de 16 municípios reuniram-se com governador. Foto: Raíssa Genro/ICV

Prefeitos e secretários de 16 municípios dos consórcios Portal da Amazônia e Vale do Teles Pires reuniram-se nesta quarta-feira, 13, com o governador de Mato Grosso, Pedro Taques, para tratar da implementação do Programa Mato-grossense de Municípios Sustentáveis através da estratégia Produzir, Conservar e Incluir, firmada pelo governo na Conferência do Clima (COP 21), em dezembro.

Humberto de Oliveira, secretário do consórcio Portal da Amazônia apresentou os três eixos do PMS – regularização fundiária e ambiental, fortalecimento da gestão ambiental municipal e promoção de cadeias produtivas sustentáveis com foco na agricultura familiar, listando o que já está sendo feito em cada município.  “As experiências destes municípios precisam ser espalhadas para todos os municípios mato-grossenses para que se possa efetivar estes programas e cumprir as metas previstas”, ressaltou Taques.

Taques destacou as ações para inclusão dentro da estratégia PCI – aumento, de 20% para 80%, da participação da agricultura familiar no mercado interno de alimentos, com a regularização fundiária em 70% dos lotes, aumento do acesso ao crédito e ampliação de assistência técnica e extensão rural da agricultura familiar de 30% para 100% das famílias até 2030. “PMS e PCI precisam atuar de forma integrada, tirando as travas de cada um. É preciso também trazer outras estruturas de governo para que isto tenha mais efeito, uma ação integrada para atingir as metas de forma mais rápida”, avaliou Gustavo Oliveira, secretário de Estado de Planejamento.

Tony Rufatto, prefeito de Paranaíta, protocolou a entrega de um documento à Taques reunindo as questões discutidas no encontro. Foto: Raíssa Genro/ICV

Tony Rufatto, prefeito de Paranaíta, protocolou a entrega de um documento à Taques reunindo as questões discutidas no encontro. Foto: Raíssa Genro/ICV

O encontro foi liderado pelo prefeito de Paranaíta, Tony Rufatto, que em 15 de junho já havia se reunido com os prefeitos da região norte para articular essa agenda. “Regularização fundiária é a maior questão, ponto chave para enfrentar o desmatamento e fortalecer a agricultura familiar”, destacou Tony, que protocolou a entrega de um documento à Taques reunindo as questões discutidas no encontro.

O prefeito de Itaúba, Raimundo Zanon, avaliou o encontro como positivo. “Se as questões já acontecem de forma efetiva, imagine a energia destes prefeitos todos sendo apoiada! Irá impulsionar o estado de Mato Grosso”, analisou Zanon.

Também presente na discussão, Reinaldo Loff, secretário-executivo do consórcio  Alto Teles Pires, reforçou várias questões que podem ser implementadas, como o fortalecimento da Empaer e da Fapemat, segundo ele, indispensáveis para o andamento das ações.

 “As metas da PCI serão alcançadas através do PMS, que está acontecendo de fato nos municípios. PMS é o braço operacional da PCI”, avaliou Irene Duarte, coordenadora da Iniciativa de Municípios Sustentáveis do Instituto Centro de Vida (ICV), organização que vem acompanhando e apoiando os municípios nestas agendas, tanto através do PMs, como na discussão da PCI.

Como forma de encaminhamento da principal questão foi criado um grupo de trabalho que irá mapear a situação de áreas para regularizar através do Incra e do Intermat, a fim de que o governador possa acelerar os processos. Os secretários dos dois consórcios – Alto Teles Pires e Portal da Amazônia – somados a um prefeito de cada região irão coordenar o grupo, que pretende acompanhar de forma mensal o andamento da discussão.

Comitê Estratégico da PCI se reúne pela primeira vez

Desafio mato-grossense: tirar a agricultura familiar da invisibilidade

Ações para restauração de 2,9 milhões de hectares em Mato Grosso são discutidas por organizações e Governo

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo