19 abr 2016
Notícias

Obter maior autonomia nos processos de comunicação é objetivo de agricultores familiares

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais
Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

Jovens e agricultoras familiares da Associação, em Ouro Verde, refletiram sobre como melhorar sua comunicação. Foto: Sucena Shkrada Resk/ICV

Jovens e agricultoras familiares da Associação, em Ouro Verde, refletiram sobre como melhorar sua comunicação. Foto: Sucena Shkrada Resk/ICV

Dando sequência a rodas de diálogos educomunicativas em associações de pequenos produtores rurais, no Projeto de Assentamento (PA) Nova Cotriguaçu, em Cotriguaçu, Mato Grosso, o Núcleo de Comunicação do Instituto Centro de Vida (ICV) facilitou a atividade, no último dia 16 de abril, na comunidade de Ouro Verde. As ações anteriores foram realizadas nas comunidades de Nova Esperança, Santa Clara e Novo Horizonte. O objetivo destes encontros é fazer com que os agricultores familiares, de forma coletiva, tratem de desafios, gargalos e perspectivas para conquistarem maior autonomia.

Durante a atividade, representantes do Grupo de Mulheres Unidas e de jovens da Associação do Grupo de Reflorestamento Agroindustrial de Ouro Verde reconheceram que há a necessidade de revitalizar as reuniões mensais de ambos e desenvolver alternativas para atrair a comunidade para conhecer o papel da associação, como por meio de confraternizações. Uma das apostas dos integrantes também é que consigam ter acesso à internet brevemente, para fazer a divulgação dos produtos do grupo de mulheres, nas redes sociais do facebook e twitter. Isso porque estão longe da área urbana e na região, há grande dificuldade de acesso à telefonia.

Para isso, já está prevista uma próxima oficina, em que os jovens (maior parte, filhos dos próprios agricultores) vão auxiliar os adultos, neste processo, criando, inclusive, slides a respeito dos doces artesanais que estão sendo feitos pelas agricultoras, além da farinha de mesocarpo do babaçu destinada à ração animal.

As atividades de educomunicação são realizadas pelo ICV no Projeto Cotriguaçu Sempre Verde – Fase 2, que busca consolidar uma nova trajetória de desenvolvimento municipal, pautada na construção de soluções sustentáveis de produção e governança socioambiental. A iniciativa tem apoio do Fundo Vale.

Veja também:

Agricultores familiares se mobilizam para melhorar sua comunicação interna

Agricultores familiares participam de primeira roda de diálogo educomunicativa

Agricultores familiares refletem sobre seus desafios de comunicação

Professores de escola do campo fazem um dia de imersão na educomunicação socioambiental

Estudantes iniciam horta em escola do campo de Cotriguaçu

4º Encontro de Saberes e Sabores reforça a importância da união comunitária

Cotriguaçu: jovens rurais elaboram vídeo que será apresentado no 4º Encontro de Saberes e Sabores

Alunos rurais, em Cotriguaçu, fazem seu primeiro jornal mural

Estudantes rurais dão os primeiros passos para produzir jornal mural de projeto

Jovens rurais se enveredam pelas ondas audiovisuais
Oficina de fotografia estimula jovens rurais a documentar seus projetos

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo