05 abr 2016
Notícias

Agricultores familiares se mobilizam para melhorar sua comunicação interna

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais
Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

Agricultores familiares da Associação da comunidade de Santa Clara iniciaram seu planejamento de comunicação interna, durante oficina do ICV. Foto: Divulgação/ICV

Agricultores familiares da Associação da comunidade de Santa Clara iniciaram seu planejamento de comunicação interna, durante oficina do ICV. Foto: Divulgação/ICV

Agricultores familiares da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Santa Clara se dedicaram, na tarde de sábado (02/04), a encontrar estratégias de mobilização interna para revitalizar o diálogo dos integrantes e metas da organização, durante oficina educomunicativa promovida pelo Núcleo de Comunicação do Instituto Centro de Vida (ICV). Por meio da dinâmica, fizeram a recuperação da trajetória histórica da Associação, fundada em 2008, e decidiram concentrar esforços para o fortalecimento do trabalho desenvolvido com a palmeira do babaçu, da coleta ao beneficiamento do coco, pelo Grupo de Mulheres da Paz, que começou a se reunir em 2011 e integra oficialmente a entidade, desde 2013. Esta se tornou a principal atividade produtiva, com o princípio de extrativismo sustentável, desenvolvida por eles.

Por meio de um planejamento mensal, foi dado início a um cronograma de atividades, que inclui um momento de diálogo sobre o estágio atual do trabalho do babaçu com os integrantes da Associação, marcado para 13 de maio, e outro sobre a atualização da situação fundiária e socioambiental, no dia 11 de junho. Os agricultores também criaram um grupo de trabalho do babaçu, que envolve outros integrantes, além do Grupo de Mulheres, que hoje tem nove participantes.

A expectativa, segundo Maria Margarida de Oliveira Barbosa, presidente da entidade, é que a melhoria do fluxo de comunicação interna auxilie na ampliação do apoio coletivo dos associados para consolidar mais rapidamente a estrutura física para a realização das atividades desenvolvidas, além da operacionalização de máquinas e equipamentos adquiridos por meio de projetos aprovados nos quais o grupo está sendo beneficiado por meio de apoio financeiro. “Também poderemos ficar mais unidos para poder participar de outros editais que beneficiem a comunidade”, disse.

Paralelamente, a Associação começou a organizar, por meio da oficina, sua agenda de contatos, que inclui poder público e organizações não-governamentais com as quais mantém uma relação contínua, para facilitar a comunicação, e dará início a uma lista de clientes que adquirem os produtos artesanais que comercializam, como óleo, farinha e bolacha de babaçu, a fim de poderem estabelecer um contato periódico e ampliar a divulgação.

A iniciativa dá sequência à roda de diálogo que tratou do reconhecimento da principal mensagem da Associação e a situação de sua comunicação interna e externa, promovida pelo Núcleo de Comunicação do ICV, no último dia 27 de fevereiro. Neste encontro, os agricultores familiares levantaram perspectivas, gargalos e desafios para conquistarem maior autonomia.

Essas atividades são ações coordenadas pelo ICV no Projeto Cotriguaçu Sempre Verde – Fase 2, que busca consolidar uma nova trajetória de desenvolvimento municipal, pautada na construção de soluções sustentáveis de produção e governança socioambiental. A iniciativa tem apoio do Fundo Vale.

Veja também:
Agricultores familiares participam de primeira roda de diálogo educomunicativa

Agricultores familiares refletem sobre seus desafios de comunicação

Professores de escola do campo fazem um dia de imersão na educomunicação socioambiental

Estudantes iniciam horta em escola do campo de Cotriguaçu

4º Encontro de Saberes e Sabores reforça a importância da união comunitária

Cotriguaçu: jovens rurais elaboram vídeo que será apresentado no 4º Encontro de Saberes e Sabores

Alunos rurais, em Cotriguaçu, fazem seu primeiro jornal mural

Estudantes rurais dão os primeiros passos para produzir jornal mural de projeto

Jovens rurais se enveredam pelas ondas audiovisuais

Oficina de fotografia estimula jovens rurais a documentar seus projetos

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo