A Campanha Cotriguaçu a Caminho da Sustentabilidade será lançada no próximo dia 20 de novembro, das 18h às 21h, no salão paroquial de Cotriguaçu, no noroeste mato-grossense. A iniciativa está sendo amadurecida desde o mês de agosto, por um grupo da sociedade civil, com o objetivo de elaborar propostas de ações contínuas para construir a identidade de Cotriguaçu como município sustentável, com gestão participativa. São representantes de diversos segmentos, entre eles, da agricultura familiar, educação, do meio ambiente, do terceiro setor e do comércio.
A ideia é disseminar as ações e resultados positivos de práticas sustentáveis já existentes no município; sensibilizar a população sobre a importância do uso racional dos recursos naturais; desenvolver uma mobilização contínua da sociedade para participar do processo e implementar compromissos setoriais firmados na Carta Cotriguaçu Sempre Verde. No documento, são tratados temas com relação à formação de capital social e humano, pecuária, turismo, agricultura familiar, serviços básicos, regularização fundiária, áreas verdes urbanas, áreas protegidas, água e redução do desmatamento e degradação florestal.
A campanha propõe, ainda, um alinhamento com as metas previstas no Programa Mato-Grossense de Municípios Sustentáveis, do qual a cidade faz parte.
No próximo dia 20, serão esclarecidos estes objetivos e apresentadas algumas das propostas de ações para a comunidade local. Um dos resultados esperados é a formação de um fórum permanente, como espaço de discussão democrático e de consolidação de ações, envolvendo a comunidade, o terceiro setor e os três poderes públicos (executivo, legislativo e judiciário).
Ao mesmo tempo, será realizada uma programação cultural diversificada, com encenação teatral com temática socioambiental, feira de produtos da agricultura familiar e lançamento do concurso de fotografia “Meu Juruena e seus afluentes”, aberto à sociedade local, como incentivo à conservação dos recursos hídricos. No saguão estará sendo exposta a mostra fotográfica “As diferentes faces do Juruena”, de Thiago Foresti, sobre o principal rio da região, realizada pela Forest Comunicação.
A campanha tem a colaboração do Instituto Centro de Vida (ICV), por meio do Projeto Cotriguaçu Sempre Verde – Fase 2, que busca consolidar uma nova trajetória de desenvolvimento municipal, pautada na construção de soluções sustentáveis de produção e governança socioambiental. O projeto iniciado em 2011 tem o apoio do Fundo Vale. Também está sendo apoiada pela Prefeitura Municipal de Cotriguaçu, pela ONF-Brasil, pela Distribuidora de Bebidas Cotriguaçu e por pessoas físicas que estão contribuindo individualmente com o movimento.
SERVIÇOS:
Campanha Cotriguaçu a Caminho da Sustentabilidade
Data: 20/11/2015
Período: 18h às 21h
Local: Salão Paroquial de Cotriguaçu (avenida 20 de Dezembro, 124), Cotriguaçu, Mato Grosso.
Entrada gratuita
Mais informações e solicitação de entrevista: cotricaminhosustentabilidade@gmail.com
From August 2008 through July 2019, soy farms accounted for 20% of all land deforested in the state of Mato Grosso, the largest Brazilian soy producer. Of 2.5 million hectares of native vegetation lost in...
ver maisNo início dos anos 2000, um grupo de produtores de arroz se reuniu para resolver um problema que afligia pais e mães da comunidade Santa Lígia, na área rural de Nova Bandeirantes, localizada a cerca...
ver maisMarço de 2021. Luan Cândido, educador do Programa de Negócios Sociais do Instituto Centro de Vida (ICV) recebeu no Whatsapp fotos, vídeos e áudios emocionados de um casal de agricultores. Diante das dificuldades impostas pela...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
+55 (65) 3621- 8578
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-8555
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida
Desenvolvido por Matiz Caboclo