02 out 2015
Notícias

Conselho Municipal de Meio Ambiente de Carlinda inicia discussão sobre Plano de Gestão de Estradas

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais
Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

Karla Dilascio, do ICV, acompanhou a reunião do Conselho e falou sobre o plano de estradas. Foto: Raíssa Genro

Karla Dilascio, do ICV, acompanhou a reunião do Conselho e falou sobre o plano de estradas. Foto: Raíssa Genro

Raíssa Genro/ICV

O Conselho Municipal de Meio Ambiente de Carlinda iniciou na reunião desta quinta-feira, 1º, a discussão sobre um Plano de Gestão de estradas rurais vicinais. A demanda surgiu das discussões do Plano de Metas de Carlinda, ligado ao Programa Matogrossense de Municípios Sustentáveis (PMS). Este plano compõe ações que a população deseja desenvolver. Um dos trabalhos da Iniciativa de Municípios é apoiar os Conselhos Municipais de Meio Ambiente, de modo a fortalecer a gestão ambiental municipal visando reduzir o desmatamento e criar as condições necessárias para o desenvolvimento local sustentável.

Karla Dilascio, analista da Iniciativa de Municípios Sustentáveis do Instituto Centro de Vida (ICV) apresentou a proposta que tem como objetivo a diminuição do assoreamento dos rios, da perda de cascalho das estradas e a melhoria da infiltração da água das chuvas por meio de barraginhas. Formado por componentes externos e internos à propriedade, o financiamento para sua execução pode vir de duas formas: recursos do Fundo Estadual para Transporte e Habitação (Fethab) e a Agência Nacional de Águas (ANA) financiadora do plano através do Programa Produtor de Água que auxilia os produtores que diminuem a perda de solo por erosão e/ ou carreamento e através de pagamento por serviços ambientais, com apoio de órgãos gestores estaduais, comitês de bacias hidrográficas, ONGs e agências de financiamento.

Como componentes internos as propriedades está o restauro de APPs e margens das estradas rurais, a construção de curvas de níveis além da participação social no monitoramento da reestruturação das estradas. O Plano será discutido em nova reunião do Conselho em novembro, já prevendo a participação da Secretaria de Obras.

As atividades no município também envolveram uma reunião com a secretária de saúde, Márcia de Oliveira, para tratar de uma campanha sobre a regulamentação do uso de agrotóxicos, que contará com o apoio do ICV. Está previsto para 19 de outubro uma reunião envolvendo as Secretarias de Meio Ambiente, de Agricultura, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), vereadores além dos Sindicatos Rurais para discussão de um projeto de lei e a divulgação de um folder com as principais informações sobre o tema.

À tarde Karla e André Nunes, educador da Iniciativa de Pecuária Sustentável do ICV, se reuniram com o Sindicato Rural de Carlinda para apresentar o Programa Novo Campo, que promove práticas sustentáveis em fazendas de pecuária da Amazônia.

Ainda dentro das ações da Iniciativa de Municípios Sustentáveis do ICV está previsto para os próximos dias 7 e 8 de outubro um intercâmbio entre os conselhos de meio ambiente de Nova Bandeirantes e Cotriguaçu para trocar experiências e discutir os caminhos para a efetividade desses conselhos.

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo