Denise Farias/Unemat/Especial ICV
O primeiro Simpósio de Geotecnologias no Território Portal da Amazônia (Sigepa) segue para o seu terceiro dia. O evento é organizado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Instituto Centro de Vida (ICV), até sábado, 29 de agosto, no Museu de História Natural de Alta Floresta.
Hoje, 28, o evento inicia às 19h30 com a palestra “As Geotecnologias na regularização ambiental de imóveis rurais” com Weslei Butturi, Engenheiro Florestal do núcleo de geotecnologias do ICV e encerrando com a palestra “Operação e Aplicabilidade de Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS)”, ministrada pelo Prof. Dr. Gustavo Manzon – UFMT/Cuiabá.
O encontro está discutindo entre acadêmicos e profissionais, por meio de palestras e oficinas, assuntos que envolvem as problemáticas existentes no Território como contexto para o aprofundamento do conhecimento nas técnicas de geotecnologias. Os assuntos levantados nesta-feira pretendem explorar temas de atual discussão na pauta agrária como a regulamentação ambiental dos imóveis rurais e a operação de RPAS, conhecidos popularmente como drones, que funcionam no monitoramento ambiental.
Para Vinícius Silgueiro, coordenador do Núcleo de Geotecnologias do ICV, é fundamental habilitar os acadêmicos e fortalecer mais profissionais a trabalharem com as técnicas de geotecnologias “Alta floresta é um polo de geotecnologias. Isso facilita aliar professores da Unemat nesse trabalho. A ideia do Simpósio é de congregar acadêmicos e profissionais usuários dessas ferramentas para um momento de troca de experiência e capacitação continua, oportunizando novas propostas ao meio”, discorre Silgueiro.
Júlio Cesar Wojciechowski, professor doutor da Unemat e integrante do Cômite Organizador, ressalta a importância das técnicas na dinâmica de trabalho atual. “Hoje é impensável não ter alguma formação técnica ligada as geotecnologias por conta da articulação do mercado de trabalho. Dessa forma é necessário que os acadêmicos se atualizem nos conhecimentos referentes a essa temática para que possam atuar”, pontua Julio.
A cobertura de imprensa do Simpósio está feita por um grupo de alunos de jornalismo da Unemat, em uma parceria realizada entre o ICV e a Universidade.
Localizada a cerca de mil quilômetros de Cuiabá, Nova Bandeirantes já foi conhecida como a capital do café em Mato Grosso. Por um processo de (re)ocupação agrária regido por legislações de benefício exclusivo aos latifundiários,...
ver maisDeve ir à votação em breve na Câmara dos Deputados uma medida que desconfigura o Código Florestal e recompensa quem não gosta de cumprir a lei. MP 867 encaminhada ao Congresso Nacional tinha um único...
ver mais“Perdi muito alface no ano passado, foi um prejuízo grande demais”, relata Sérgio Paulo Mengardi, agricultor familiar de Alta Floresta, município mato-grossense localizado a cerca de 800 quilômetros de Cuiabá. Os impactos da pandemia do...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
+55 (65) 3621- 8578
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-8555
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida
Desenvolvido por Matiz Caboclo