04 ago 2015
Notícias

Cotriguaçu: primeira etapa de projeto deverá recuperar 114 hectares de áreas degradadas

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais
Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

Conselheiros se reúnem um a vez por mês, em Cotriguaçu. Foto: Sucena Shkrada Resk/ICV

Conselheiros se reúnem um a vez por mês, em Cotriguaçu. Foto: Sucena Shkrada Resk/ICV

O processo de recuperação de Áreas de Proteção Permanente Degradadas (APPDs), em Cotriguaçu, no noroeste mato-grossense, foi uma das principais pautas da reunião mensal do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA), no último dia 29 de julho. Durante o encontro, foi anunciada a definição das 20 primeiras áreas onde haverá a revitalização, totalizando 114 hectares, que ficam na região da Bacia 14 Irmãos. Os proprietários assinaram o termo de compromisso, que integra as exigências do Projeto Semeando Novos Rumos em Cotriguaçu com financiamento a fundo perdido do Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico (BNDES)/Fundo Amazônia.

Segundo Denise Schutz Freitas, secretária executiva do CMMA, a prioridade nesta primeira etapa, são as localidades em que houve a assinatura de termos de ajustamento de conduta (TACs) com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Mato Grosso, no âmbito do processo do Cadastro Ambiental Rural. “As próximas áreas também serão analisadas pelos critérios aprovados pelo CMMA”.

O início das ações de recuperação está programado para agosto deste ano, quando deve ser liberada a primeira parcela de recursos. “Será destinado o valor de R$ 36 mil para contratar o engenheiro florestal e o técnico em meio ambiente responsáveis, pelo período de cinco meses”, explica. Até o final da implementação do projeto, que tem o prazo de três anos, estão programadas as recuperações de mais 486 hectares de APPDs. O projeto ainda prevê a viabilização de seis unidades demonstrativas de boas práticas agropecuárias de pequenos produtores e a construção sustentável do prédio da Secretaria de Meio Ambiente.

Veja também:

Recuperação de áreas degradadas é prioridade de Conselho de Meio Ambiente de Cotriguaçu

Projeto Semeando Novos Rumos em Cotriguaçu pelo BNDES/Fundo Amazônia

Cotriguaçu entrega projeto para o Fundo Amazônia

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo