De forma artesanal, jornal mural foi elaborado da pauta aos textos, coletivamente pelos estudantes. Foto: Sucena Shkrada Resk/ICV
O processo de empoderamento da juventude rural exige um passo-a-passo que respeite, ao mesmo tempo, os objetivos e contexto de onde vivem. Com essa proposta, alunos do ensino médio da EE André Maggi, que estudam em sala disponibilizada na Escola do Campo Aldovandro da Rocha Silva, em Cotriguaçu, no noroeste mato-grossense, produziram o seu primeiro jornal mural – Jovens Semeando o Futuro. De uma forma artesanal e construída coletivamente, 17 estudantes escreveram três matérias que contam o projeto que leva o mesmo nome do jornal, que visa evitar o êxodo rural da juventude do campo por meio de práticas agroecológicas. A atividade aconteceu, durante oficina de redação realizada no dia 12 de agosto, pelo Núcleo de Comunicação do Instituto Centro de Vida (ICV).
A iniciativa deu sequência à outra oficina realizada em 30 de julho, na qual puderam definir os temas a serem tratados. Nesta ocasião, decidiram escrever sobre o objetivo do projeto, qual a interpretação deles sobre juventude rural e como a documentação por imagens pode contar a história deste processo. Antes desses encontros, haviam participado de outra sobre fotografia básica. As ações educomunicativas socioambientais visam estimular a autonomia dos adolescentes neste contexto. Essa prática é estimulada pelos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente e também compõe o programa de conteúdo curricular da turma, na escola, neste ano.
A atividade integra o projeto Cotriguaçu Sempre Verde – Fase II, que busca consolidar uma nova trajetória de desenvolvimento municipal, pautada na construção de soluções sustentáveis de produção e governança socioambiental. O projeto iniciado em 2011 tem o apoio do Fundo Vale.
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