13 ago 2015
Notícias

Alunos rurais, em Cotriguaçu, MT, fazem seu primeiro jornal mural

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais
Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

De forma artesanal, jornal mural foi elaborado da pauta aos textos, coletivamente pelos estudantes. Foto: Sucena Shkrada Resk/ICV

De forma artesanal, jornal mural foi elaborado da pauta aos textos, coletivamente pelos estudantes. Foto: Sucena Shkrada Resk/ICV

O processo de empoderamento da juventude rural exige um passo-a-passo que respeite, ao mesmo tempo, os objetivos e contexto de onde vivem. Com essa proposta, alunos do ensino médio da EE André Maggi, que estudam em sala disponibilizada na Escola do Campo Aldovandro da Rocha Silva, em Cotriguaçu, no noroeste mato-grossense, produziram o seu primeiro jornal mural – Jovens Semeando o Futuro. De uma forma artesanal e construída coletivamente, 17 estudantes escreveram três matérias que contam o projeto que leva o mesmo nome do jornal, que visa evitar o êxodo rural da juventude do campo por meio de práticas agroecológicas. A atividade aconteceu, durante oficina de redação realizada no dia 12 de agosto, pelo Núcleo de Comunicação do Instituto Centro de Vida (ICV).

A iniciativa deu sequência à outra oficina realizada em 30 de julho, na qual puderam definir os temas a serem tratados. Nesta ocasião, decidiram escrever sobre o objetivo do projeto, qual a interpretação deles sobre juventude rural e como a documentação por imagens pode contar a história deste processo. Antes desses encontros, haviam participado de outra sobre fotografia básica. As ações educomunicativas socioambientais visam estimular a autonomia dos adolescentes neste contexto. Essa prática é estimulada pelos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente e também compõe o programa de conteúdo curricular da turma, na escola, neste ano.

Alunos se dividiram na produção de textos e arte. Foto: Sucena Shkrada Resk/ICV

Alunos se dividiram na produção de textos e arte. Foto: Sucena Shkrada Resk/ICV

A atividade integra o projeto Cotriguaçu Sempre Verde – Fase II, que busca consolidar uma nova trajetória de desenvolvimento municipal, pautada na construção de soluções sustentáveis de produção e governança socioambiental. O projeto iniciado em 2011 tem o apoio do Fundo Vale.

 

 

 

 

 

 

 

Primeiro jornal mural teve três matérias. Foto: Sucena Shkrada Resk/ICV

Primeiro jornal mural teve três matérias. Foto: Sucena Shkrada Resk/ICV

Veja também:

Estudantes rurais dão os primeiros passos para produzir jornal mural de projeto

Jovens rurais se enveredam pelas ondas audiovisuais

Oficina de fotografia estimula jovens rurais a documentar seus projetos

Educomunicação: oficina ensina conceitos básicos de fotografia a jovens rurais

Estudantes de assentamento rural em Mato Grosso elaboram projeto para evitar êxodo rural

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo