28 jul 2015
Notícias

Cotriguaçu: entrevista em rádio comunitária trata da Marcha das Margaridas

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais

A agricultura familiar Helena de Jesus Moreira concedeu entrevista sobre a Marcha das Margaridas à jornalista Sucena Shkrada Resk, do Núcleo de comunicação do ICV. Foto: Divulgação/ICV

A agricultura familiar Helena de Jesus Moreira concedeu entrevista sobre a Marcha das Margaridas à jornalista Sucena Shkrada Resk, do Núcleo de comunicação do ICV. Foto: Divulgação/ICV

A 5ª Marcha das Margaridas será realizada nos próximos dias 11 e 12 de agosto, em Brasília, e terá como tema o “Desenvolvimento Sustentável com Democracia, Justiça e Autonomia, Igualdade e Liberdade”. A mobilização reunirá milhares de participantes de todo Brasil e contará com a presença de agricultoras familiares de Cotriguaçu, no noroeste mato-grossense, Amazônia. Diversos segmentos estarão representados: indígena, quilombola, ribeirinho, pescador, extrativista e de quebradeiras de coco, entre outros. A mobilização será dividida em conferência e em paineis, além da marcha pela Esplanada dos Ministérios, que é considerada o grande momento de manifestação coletiva. A pauta de reivindicações já foi dirigida com antecedência ao Congresso Nacional e ao Governo Federal e trata de diferentes eixos, como soberania alimentar, educação não sexista, educação sexual e sexualidade, e violência. A organização é da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG).

Neste grupo de trabalhadoras rurais de Cotriguaçu, estão Helena de Jesus Moreira, da região de Santa Terezinha, Maria Ferreira Miranda, de Nova Esperança e Roseli dos Santos Oliveira, do setor de Chácaras, que já participaram de edição anterior da Marcha, em 2011. Pela primeira vez passarão por esta experiência, Maria Margarida de Oliveira Barbosa, da comunidade Santa Clara; Gercina Souza Chagas, da comunidade Novo Horizonte e Elisangela Sodré e Suzanne Scaglia, educadoras do Instituto Centro de Vida (ICV).

Confira abaixo, o Programa “O Sindicato em Sua Casa”, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cotriguaçu,  desta terça-feira (28/07), exibido na Rádio Comunitária Arco-Íris, em que os objetivos e a história desse movimento são contados. Helena passa de entrevistadora a entrevistada e fala um pouco de sua experiência e de expectativas sobre a edição deste ano. Um depoimento carregado de sensibilidade e que revela uma agenda de luta que envolve toda sociedade.

Veja também:

Agricultora familiar fala sobre o extrativismo de babaçu em rádio de Cotriguaçu

Categorias

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo