15 jun 2015
Notícias

Municípios concluem Planos de metas do Programa Mato-grossense de Municípios Sustentáveis

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais
Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

Conselho de Meio Ambiente de Carlinda valida Plano.

Conselho de Meio Ambiente de Carlinda valida Plano.

Raíssa Genro/ICV

 

Municípios com atuação do Instituto Centro de Vida (ICV) no norte e noroeste de Mato Grosso estão concluindo seus Planos de Metas do Programa Mato-grossense de municípios sustentáveis. O documento é um planejamento estratégico para o cumprimento das metas do PMS e contém ações a serem realizadas nos âmbitos ambiental, social e econômico, sendo o primeiro passo após aderirem ao Programa e inclui o detalhamento das ações propostas e indicadores de resultados.

Apiacás, Nova Bandeirantes, Peixoto de Azevedo, Nova Monte Verde, Carlinda, Paranaíta e Cotriguaçu realizaram discussões com as secretarias de meio ambiente e de agricultura sobre os três eixos prioritários: fortalecimento da gestão ambiental municipal, regularização ambiental e fundiária e promoção de cadeias produtivas sustentáveis, com foco na agricultura familiar. Os conselhos municipais de meio ambiente validaram os Planos que serão recebidos pelo Comitê Gestor. Em 3 de julho ocorre a devolutiva com adequação por parte dos municípios, se necessário. A partir do dia 18 é hora de implementar as metas.

O próximo passo após a implementação das metas é a construção de uma Plataforma de monitoramento, com as ações e resultados sendo acompanhados pelo Comitê e monitorados por meio de um portal na internet.

O PMS objetiva fomentar às cadeias produtivas sustentáveis da agricultura familiar, promover práticas sustentáveis e de baixas emissões de carbono nas atividades agropecuárias e florestais; regularização ambiental de propriedades rurais, por meio do Cadastro Ambiental, entre outros.

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo