25 jun 2015
Notícias

Jovens e agricultores familiares exercitam a prática do círculo das bananeiras

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais
Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

Jovens e adultos exercitaram a tecnologia social. Foto: Sucena Shkrada Resk/ICV

Jovens e adultos exercitaram a tecnologia social. Foto: Sucena Shkrada Resk/ICV

Sucena Shkrada Resk/ICV

Resultado de esforço coletivo, que envolveu 15 jovens e agricultores familiares da comunidade Ouro Verde, no Projeto de Assentamento (PA) Nova Cotriguaçu, em Cotriguaçu, Mato Grosso, foi criado um círculo das bananeiras, em uma propriedade rural local, no último sábado (20). A oficina aconteceu sob orientação da equipe técnica do Instituto Centro de Vida (ICV). Essa é a segunda iniciativa, neste ano, após a realizada na comunidade Santa Clara, em março. O objetivo é multiplicar a capacitação nesta tecnologia social com base em princípios agroecológicos e de saneamento ambiental, de reaproveitamento de águas cinzas provenientes da pia da cozinha.

Uma manhã foi suficiente para que fosse concluída a atividade, que requer, além do uso de enxadas e pás, canos, pedaços de madeiras e galhos reaproveitados, folhas secas e palhas, que foram colocados no buraco circular, com 1,5 m de diâmetro e entorno de 1 m de profundidade. Em volta dele, foram feitos os plantios das batatas das bananeiras. E à sua volta, erguido um murundu (barreira feita com terra), onde foram plantadas mudas de batatas.

Por meio deste processo, essa água é tratada e irriga as plantas. Ao mesmo tempo, possibilita que uma bananeira, quando chegar na idade adulta, realize a a evapotranspiração, levando para a atmosfera até 200 litros d`água diariamente.

Águas cinzas seguem para o círculo das bananeiras. Foto: Sucena Shkrada Resk/ICV

Águas cinzas seguem para o círculo das bananeiras. Foto: Sucena Shkrada Resk/ICV

Segundo a agricultora familiar Aparecida Maria Aguiar dos Santos, 39 anos, o aprendizado é útil e deverá ser replicado em seu sítio, que fica nas proximidades. A atividade integra a programação de ações no âmbito do Projeto Cotriguaçu Sempre Verde (CSV), que teve início em 2011, na região.

Veja também:

Permacultura: comunidade rural de Cotriguaçu faz seu primeiro círculo das bananeiras

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo