14 Maio 2015
Notícias

Gestores definem agenda de trabalho do Programa Mato-grossense de Municípios Sustentáveis

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais
redução

O Workshop contou com a participação de 54 municípios, representantes do governo do estado e organizações da sociedade civil. Foto: Djhuliana Mundel / ICV

Durante três dias, secretários municipais de meio ambiente e representantes de 54 prefeituras de Mato Grosso estiveram reunidos, em Cuiabá, no 1º Workshop PMS para implementação do Código Florestal e construção do Plano de Metas do Programa Mato-grossense de Municípios Sustentáveis (PMS).

Além da capacitação na elaboração do Plano de Metas com o detalhamento das ações a serem realizadas nos âmbitos ambiental, social e econômico municipais, o Comitê Gestor do PMS e os municípios elaboraram uma agenda de trabalho para envio, revisão e acompanhamento dos Planos pela equipe do Programa.

Ficou acordado que os municípios terão até 15 de junho para encaminhar seus Planos de Metas ao Comitê Gestor do PMS, após um período de avaliação desses documentos por um grupo de trabalho designado para essa função, terá início o acompanhamento da implementação dessas ações. A expectativa é que a etapa de acompanhamento comece em 18 de julho.

Irene Duarte, coordenadora da Iniciativa de Municípios Sustentáveis do Instituto Centro de Vida (ICV) disse que o Workshop foi um momento muito importante rumo a implementação do PMS em Mato Grosso. “Esse evento foi muito importante, pois os municípios começaram a construir seus planos de metas, marcando o início da implementação do Programa Mato-grossense de Municípios Sustentáveis. O caminho é longo, mas todo caminhar começa com o primeiro passo”.

Eduardo Moura, secretário de Desenvolvimento Regional, pasta que está responsável pela secretaria executiva do PMS, garantiu aos gestores o apoio do governo do estado com o desenvolvimento sustentável dos municípios. “Contem com o apoio integral do governo para o cumprimento das metas acordadas. O PMS é um programa de governo e a determinação do governador é que através dele trabalhemos uma solução aos problemas de sustentabilidade do estado.  Os desafios são muitos, mas já demos o primeiro passo rumo a implementação do PMS que, sem dúvida, será um enorme avanço social, econômico e ambiental para Mato Grosso”.

A garantia do apoio do Estado era uma das preocupações dos municípios que aderiram ao PMS. Amilton Castanha, secretário de Meio Ambiente de Cotriguaçu, disse ter ficado mais tranquilo em saber que o novo governo se comprometeu com o programa. “Eu estava preocupado se o governo iria de fato assumir o PMS porque seria muito difícil assumir metas e compromissos sem esse apoio. O governo tem potencial de contribuir com o desenvolvimento dos municípios e ajudar a sanar os diversos problemas locais”.

O 1º Workshop PMS para implementação do Código Florestal e construção do Plano de Metas do Programa Mato-grossense de Municípios Sustentáveis (PMS) foi realizado nos dias 11, 12 e 13 deste mês, em Cuiabá.

Saiba mais sobre o Programa Mato-grossense de Municípios Sustentáveis aqui.

Leia mais:

Municípios, governo e sociedade civil debatem Planos de Metas do PMS

Representantes de 54 municípios se reúnem para construir plano de metas do PMS

Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo