29 Maio 2015
Notícias

Educomunicação: oficina ensina conceitos básicos de fotografia a jovens rurais

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais
Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

 

Registro da paisagem feito por aluno, durante exercício prático de fotografia, no dia 28. Foto: Arquivo ICV

Registro da paisagem feito por aluno, durante exercício prático de fotografia, no dia 28. Foto: Arquivo ICV

Sucena Shkrada Resk/ICV 

Unir sensibilidade com a noção básica de conhecimento técnico de como usar os recursos de uma câmera digital. Durante duas horas e meia, no dia 28 de maio, alunos do ensino médio da Escola Estadual André Maggi, que estudam em uma sala disponibilizada na Escola do Campo Aldovandro da Rocha Silva, na área rural de Cotriguaçu, Mato Grosso, exercitaram esses conhecimentos, saindo da rotina de uma aula convencional. Essa foi a primeira prática educomunicativa realizada com essa turma, sob orientação do Instituto Centro de Vida (ICV), que tem o objetivo de possibilitar que os adolescentes conquistem a autonomia para multiplicar seus conhecimentos e documentar seus processos de aprendizados. A próxima, programada para o mês de junho, será destinada à redação de jornal mural, entre outros tipos de veículos comunicacionais.

A atividade possibilitou também que houvesse o exercício de coleguismo por parte dos estudantes que já têm alguma familiaridade com o equipamento com aqueles que, pela primeira vez, estavam mexendo em uma máquina fotográfica. Nesta atividade dentro e fora da sala de aula, nas proximidades da horta da unidade escolar e no cenário tipicamente rural, puderam compreender a importância da luminosidade natural e artificial, quando há necessidade do uso do “flash”

Exercício também em sala de aula facilitou troca de avaliações das fotos tiradas pelos próprios alunos. Foto: Sucena Shkrada Resk/ICV

Exercício também em sala de aula facilitou troca de avaliações das fotos tiradas pelos próprios alunos. Foto: Sucena Shkrada Resk/ICV

, da utilização do “zoom”, para aproximar a imagem, como também o que significa ter foco e enquadramento.

Para completar as noções básicas, foram provocados a observar que uma foto é muito mais que técnica, e requer ao mesmo tempo objetividade e um olhar sensível. Fizeram seus próprios registros e os refizeram na tentativa de aprimorar. A proposta foi incentivá-los a reconhecer a fotografia como um documento de  testemunho ocular, que conta uma história e um processo.

A iniciativa integra o conteúdo curricular deste ano preparado pela docente da turma, no Projeto Semeando Futuro idealizado pelos próprios jovens a fim de evitar o êxodo rural e valorizar as atividades no campo baseadas na Agroecologia. Dá continuidade às ações desenvolvidas no Projeto Cotriguaçu Sempre Verde (CSV), iniciado em 2011, que tem à frente o ICV e parceiros, com apoio do Fundo Vale.

Veja também:

Estudantes de assentamento rural em Mato Grosso elaboram projeto para evitar êxodo rural

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo