Sucena Shkrada Resk / ICV
Cinquenta agricultores e agricultoras familiares que integram as associações comunitárias e os grupos de mulheres do Projeto de Assentamento (PA) Nova Cotriguaçu, localizados no município de Cotriguaçu, região noroeste de Mato Grosso, se reuniram com a equipe técnica do Instituto Centro de Vida (ICV), entre os dias 29 e 31 de janeiro. O objetivo do encontro foi a realização de oficinas participativas para a elaboração dos planejamentos estratégicos das organizações e grupos, no período de 2015-2016. O trabalho incluiu as comunidades Nova Esperança, Ouro Verde e Novo Horizonte.
Os planos elaborados focam em capacitações e cursos nas áreas de gestão administrativa e de comunicação, de Boas Práticas Agropecuárias (BPA) para gado leiteiro, de diversificação da produção familiar com agrofloresta e de horticultura e avicultura, além do beneficiamento da produção para geração de renda, assessoria técnica e melhoria de infraestrutura.
Em Nova Esperança, uma das novidades para este ano é a reforma da cozinha comunitária, que está em fase de conclusão, onde as participantes do Grupo de Mulheres irão produzir pães, doces e produtos artesanais, a partir de fevereiro. “Vamos fornecer para a escola municipal da comunidade. O nosso principal objetivo é conseguir ampliar o trabalho e as parcerias”, destacou Cleusa Aparecida Lúcio de Andrade, representante do grupo.
Os integrantes da Associação do Grupo de Reflorestamento Agroindustrial de Ouro Verde estabeleceram, entre as principais prioridades, a realização da reforma do barracão comunitário, que será um meio de ampliarem as ações coletivas em benefício dos associados, e a revitalização do viveiro de mudas existente na área da sede. “Queremos fortalecer a organização do grupo”, afirmou Adilson Ferreira de Jesus, presidente da associação.
A organização do 4º Encontro de Saberes e Sabores na comunidade e a reforma do barracão são alguns dos temas que mais estimulam os participantes da Associação Juntos Chegamos Lá, de Novo Horizonte. “Precisamos nos mobilizar para a melhoria deste espaço”, disse Gercina Souza Chagal, vice-presidente da organização. O Grupo de Mulheres Primavera, que integra a associação, se mobiliza para aprimorar o trabalho de avicultura agroecológica.
A assessoria à organização comunitária integra as atividades do Projeto Noroeste: território sustentável, desenvolvido pelo ICV e parceiros, com apoio do Fundo Vale. O principal objetivo é fortalecer e consolidar o noroeste de Mato Grosso como um território florestal, por meio do incentivo e da disseminação de soluções produtivas sustentáveis e com boa governança social e ambiental.
“Perdi muito alface no ano passado, foi um prejuízo grande demais”, relata Sérgio Paulo Mengardi, agricultor familiar de Alta Floresta, município mato-grossense localizado a cerca de 800 quilômetros de Cuiabá. Os impactos da pandemia do...
ver mais “Todo lugar que me cabe, cabe minhas filhas”, diz Cleusa Aparecida de Andrade. A elas, a agricultora do interior de Mato Grosso ensina a colocar em primeiro lugar, para ser feliz, o tratamento com...
ver maisO Instituto Centro de Vida (ICV) lançou um edital para a contratação de consultoria para elaboração de projeto de desenvolvimento sustentável da agricultura familiar de Mato Grosso. O objetivo dessa consultoria é elaborar carta-consulta estruturada...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
+55 (65) 3621- 8578
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-8555
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida
Desenvolvido por Matiz Caboclo