03 fev 2015
Notícias

Agricultores familiares e equipe do ICV de Cotriguaçu fazem planejamento anual

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais
Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

Sucena Shkrada Resk / ICV

Moradores da Comunidade Novo Horizonte, durante atividades de planejamento. Foto: Sucena Resk / ICV

Moradores da Comunidade Novo Horizonte, durante atividades de planejamento. Foto: Sucena Resk / ICV

Cinquenta agricultores e agricultoras familiares que integram as associações comunitárias e os grupos de mulheres do Projeto de Assentamento (PA) Nova Cotriguaçu, localizados no município de Cotriguaçu, região noroeste de Mato Grosso, se reuniram com a equipe técnica do Instituto Centro de Vida (ICV), entre os dias 29 e 31 de janeiro. O objetivo do encontro foi a realização de oficinas participativas para a elaboração dos planejamentos estratégicos das organizações e grupos, no período de 2015-2016. O trabalho incluiu as comunidades Nova Esperança, Ouro Verde e Novo Horizonte.

Os planos elaborados focam em capacitações e cursos nas áreas de gestão administrativa e de comunicação, de Boas Práticas Agropecuárias (BPA) para gado leiteiro, de diversificação da produção familiar com agrofloresta e de horticultura e avicultura, além do beneficiamento da produção para geração de renda, assessoria técnica e melhoria de infraestrutura.

Em Nova Esperança, uma das novidades para este ano é a reforma da cozinha comunitária, que está em fase de conclusão, onde as participantes do Grupo de Mulheres irão produzir pães, doces e produtos artesanais, a partir de fevereiro. “Vamos fornecer para a escola municipal da comunidade. O nosso principal objetivo é conseguir ampliar o trabalho e as parcerias”, destacou Cleusa Aparecida Lúcio de Andrade, representante do grupo.

Os integrantes da Associação do Grupo de Reflorestamento Agroindustrial de Ouro Verde estabeleceram, entre as principais prioridades, a realização da reforma do barracão comunitário, que será um meio de ampliarem as ações coletivas em benefício dos associados, e a revitalização do viveiro de mudas existente na área da sede. “Queremos fortalecer a organização do grupo”, afirmou Adilson Ferreira de Jesus, presidente da associação.

A organização do 4º Encontro de Saberes e Sabores na comunidade e a reforma do barracão são alguns dos temas que mais estimulam os participantes da Associação Juntos Chegamos Lá, de Novo Horizonte. “Precisamos nos mobilizar para a melhoria deste espaço”, disse Gercina Souza Chagal, vice-presidente da organização. O Grupo de Mulheres Primavera, que integra a associação, se mobiliza para aprimorar o trabalho de avicultura agroecológica.

A assessoria à organização comunitária integra as atividades do Projeto Noroeste: território sustentável, desenvolvido pelo ICV e parceiros, com apoio do Fundo Vale. O principal objetivo é fortalecer e consolidar o noroeste de Mato Grosso como um território florestal, por meio do incentivo e da disseminação de soluções produtivas sustentáveis e com boa governança social e ambiental.

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo