16 set 2014
Notícias

ICV lista 10 propostas para novo governo conciliar desenvolvimento rural e conservação ambiental em Mato Grosso

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais
Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

O Instituto Cento de Vida (ICV) acaba de publicar uma edição especial do boletim Transparência Florestal que traz uma relação de dez ações prioritárias para conciliar o desenvolvimento rural com a conservação ambiental em Mato Grosso. O documento foi enviado nesta semana aos candidatos a governador e deve servir como diretriz para a nova gestão estadual.

Segundo Laurent Micol, coordenador executivo do ICV, “o meio ambiente é um assunto central em Mato Grosso, estado que tem sua economia baseada na agropecuária. Nossa avaliação das propostas apresentadas até o momento pelos candidatos, porém, é que são superficiais nesse tema. Não mostram o que os possíveis ocupantes do Palácio Paiaguás pretendem fazer para mudar o estigma de que conservação é um entrave ao desenvolvimento e que a produção agropecuária implica obrigatoriamente em degradação ambiental”.

As sugestões do ICV vão da implementação do novo Código Florestal, até a retomada das discussões do zoneamento socioeconômico ecológico e o reforço no combate ao desmatamento ilegal, passando pelo apoio à disseminação das boas práticas agropecuárias.

Mato Grosso foi pioneiro no sistema de licenciamento ambiental das propriedades rurais, porém atualmente está atrasado nas adequações necessárias para a implementação do Código Florestal. Além disso, faltam incentivos para a conservação das florestas e a gestão das unidades de conservação, planos para incrementar a agricultura familiar e apoio aos municípios para o desenvolvimento de uma gestão sustentável.

Para cada uma das prioridades, o ICV apresenta um breve diagnóstico da situação e formulou uma proposta de ação e recomendações para a sua implementação.

“Esperamos que os candidatos possam firmar compromissos específicos em relação a essas ações e que, passadas as eleições, elas sejam incorporadas nas prioridades do próximo governo”, disse o coordenador do ICV.

Conheça as 10 prioridades para conciliar o desenvolvimento rural com a conservação ambiental em Mato Grosso.

1: Implementação do Código Florestal

2: Fortalecimento da governança nos municípios

3: Reformulação do Zoneamento Socioeconômico Ecológico

4: Erradicação do desmatamento ilegal

5: Criação de incentivos para a conservação das florestas

6: Redução da ilegalidade na exploração florestal

7: Melhoria das práticas na pecuária bovina

8: Fortalecimento da agricultura familiar com base agroecológica

9: Sustentabilidade das obras de infraestrutura

10: Implementação das unidades de conservação estaduais

 

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo