Iniciativa Transparência Florestal

Iniciativa Transparência Florestal

O objetivo da Iniciativa Transparência Florestal é promover melhorias na gestão florestal estadual, monitorando a implementação e fortalecendo o controle social.

Para isso, avaliamos os principais processos e práticas da gestão das florestas, apontamos deficiências e propomos mudanças ou novos mecanismos, valorizando a inclusão da sociedade.

Essas análises são realizadas sempre no âmbito de espaços de diálogo relacionados a estes temas, com o intuito de subsidiar a sociedade em geral com informação qualificada e construir juntos soluções de sustentabilidade.

Nos últimos anos, temos focado nossos esforços na avaliação e no monitoramento da gestão florestal do estado de Mato Grosso, na construção do mecanismo estadual de Redução de Emissões do Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+), na adequação ambiental de propriedades rurais, através do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do Código Florestal, bem como na construção e implementação de políticas estruturantes no estado – especialmente o Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas (PPCDQ-MT).

Atualmente, integramos o Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema/MT).

Equipe:

Alice Thuault – Coordenadora 

Formada em ciências políticas no Institut d´Etudes Politiques (Sciences Po) em Rennes, na França, com mestrado em Antropologia.  Antes de entrar para o ICV, em 2007, como analista de políticas públicas, realizou pesquisa nesta área como estagiária na CIRAD (centro de pesquisa francês sobre agricultura e desenvolvimento) sobre a descentralização das políticas florestais na Amazônia brasileira e o Estado de Mato Grosso. Anteriormente, ela trabalhou como estagiária em uma organização não governamental indigenista no Brasil.

Ana Paula Gouveia Valdiones – Analista de Gestão Ambiental Municipal

Gestora ambiental e mestre em ciências pela Universidade de São Paulo. Atou na elaboração de Plano de Manejo para Unidades de Conservação, em iniciativas de educação ambiental e, atualmente, se dedica à gestão ambiental municipal na região do Território Portal da Amazônia e Noroeste de Mato Grosso.