18 ago 2014
Notícias

Experiência do Maranhão inspira grupo de mulheres de Mato Grosso no trabalho com o babaçu

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais

Raíssa Genro / ICV

Em reunião na última sexta-feira (15) a educadora de práticas sustentáveis do Instituto Centro de Vida (ICV), Elisangela Sodré, socializou com os grupos de Mulheres da Paz e Mulheres Unidas, do Projeto de Assentamento Nova Cotriguaçu, localizado em Cotriguaçu-MT a experiência de ter visitado, juntamente com Reinaldo Valiguski, da Coopercotri, a região do Vale do Mearim, no Maranhão. Nesta região encontram-se verdadeiras florestas de babaçuais que se tornaram fonte de renda a partir do extrativismo para grupos de mulheres, associações e cooperativas que desenvolvem, há mais de 20 anos, tecnologias para o beneficiamento do coco babaçu.

Elisangela e Reinaldo foram recebidos pela Associação dos Assentamentos do Maranhão (Assema) e conheceram unidades de beneficiamento de óleo e mesocarpo de babaçu, nos núcleos de beneficiamento e nos grupos de coletoras e quebradeiras de coco. A viagem aconteceu em julho passado.

Durante a reunião em Cotriguaçu, Elisangela mostrou fotos das máquinas utilizadas nos processos das comunidades maranhenses despertando o interesse pela compra de uma despeliculadora e uma máquina de corte, que será possível através do Programa de Pequenos Projetos Ecossociais (PPP-ECOS). “Este intercâmbio gerou uma forte aproximação com essas organizações que também ficaram surpresas e solidárias em contribuir com os grupos da região noroeste de Mato Grosso que, assim como eles, veem o coco babaçu como alternativa para agregar renda, valorizando a palmeira em pé!”, avalia Elisangela.

O que mais chamou atenção das participantes da reunião foram as maneiras desenvolvidas pelos grupos maranhenses para facilitar o trabalho como o sistema de descascar o coco manualmente, resultando em um rendimento muito maior.

Grupos conheceram alternativas para facilitar o trabalho com o babaçu

Grupos conheceram alternativas para facilitar o trabalho com o babaçu

Tags:

Categorias

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo