Iniciativa Municípios Sustentáveis

Iniciativa Municípios Sustentáveis

O objetivo da Iniciativa Municípios Sustentáveis é estruturar e fortalecer a governança socioambiental nos municípios da região norte e noroeste de Mato Grosso, visando reduzir o desmatamento e criar as condições necessárias para o desenvolvimento local sustentável.

A Iniciativa tem um ciclo de intervenção nos municípios baseado em seis tópicos principais:

1) Diagnóstico e diálogo local;
2) Estruturação e fortalecimento do Sistema Municipal de Meio Ambiente (SMMA);
3) Criação e implementação de políticas públicas e instrumentos de gestão ambiental;
4) Formação de arranjos locais e desenvolvimento de projetos;
5) Formação de uma rede de técnicos/analistas ambientais e intercâmbios para troca de experiências;
6) Acompanhamento com autonomia do município.

Atualmente, atendemos com ações diretas seis municípios do Vale do Teles Pires (Alta Floresta, Carlinda, Paranaíta, Nova Bandeirantes, Apiacás e Cotriguaçu) e dois localizados no Território Portal da Amazônia (Terra Nova do Norte e Peixoto de Azevedo). O município de Nova Monte Verde também conta com um apoio pontual da equipe.

Pensando na ampliação deste trabalho, a Iniciativa lidera um grupo formado por representantes de diversos municípios mato-grossenses, organizações da sociedade civil e governo, na gestão do Programa Mato-grossense de Municípios Sustentáveis. Veja aqui.

Equipe

Ana Paula Gouveia Valdiones – Analista de Gestão Ambiental Municipal

Gestora ambiental e mestre em ciências pela Universidade de São Paulo. Atou na elaboração de Plano de Manejo para Unidades de Conservação, em iniciativas de educação ambiental e, atualmente, se dedica à gestão ambiental municipal na região do Território Portal da Amazônia e Noroeste de Mato Grosso.

Carina Sernaglia Gomes – Analista de Gestão Ambiental Municipal

Possui doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental da USP e bacharelado em Gestão Ambiental pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Tem experiência na área de ciências ambientais, com ênfase em planejamento e gestão ambiental.

Eriberto Oliveira Müller – Analista de Gestão Ambiental Municipal
Graduado em Ciências Biológicas (2005) pela Unemat e especialista em Direito Ambiental (2010) pela UFMT. Atua nas áreas de gestão ambiental municipal, regularização ambiental e capacitação de técnicos e conselhos ligados a área ambiental nos municípios do Portal da Amazônia.

Karla Sessin Dilascio – Analista de Gestão Ambiental Municipal

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo. Mestrado em cogestão adaptativa em Unidades de Conservação com comunidades e o papel do capital social neste processo no PROCAM-USP. Durante este processo trabalhou 4 meses no instituto de pesquisa The James Hutton Institute na Escócia.