24 jul 2014
Notícias

Integrantes do projeto Cotriguaçu Sempre Verde trocam experiências em produção de leite

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais
Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

Raíssa Genro/ICV

Uma comitiva do projeto Cotriguaçu Sempre Verde (CSV) desenvolvido pelo Instituto Centro de Vida (ICV) esteve de segunda (21) até terça-feira (22) conhecendo práticas de produção de leite nos municípios de Carlinda e Alta Floresta. O intercâmbio envolveu  Jaquicele Gomes, Daniel de Oliveira, Nelson de Oliveira e Edemir Cesar, das comunidades de Santa Clara e Novo Horizonte, localizados em Cotriguaçu, noroeste do Mato Grosso e a educadora de práticas sustentáveis do ICV, Sandra Gomes.

site1_baixaNa segunda-feira o grupo conheceu a experiência da comercialização da cadeia do leite realizada pelo Instituto Ouro Verde (IOV) em Carlinda, que reúne 120 pessoas na comunidade de Nossa Senhora de Nazaré. Em Alta Floresta o grupo visitou a propriedade de Vilson Wittemann, parceiro no projeto Pecuária Integrada de Baixo Carbono (PIBC), que conduziu uma visita guiada acompanhado do analista de pecuária sustentável do ICV Eduardo Florence, mostrando a aplicação das boas práticas agropecuárias (BPA) como rotação do pastejo, plantio de eucalipto para oferecer sombra, produção de silagem de  cana-de-açucar e milho além de responder dúvidas sobre a ordenha mecânica e o resfriador instalado dentro das ações do projeto.

No CSV são desenvolvidas ações em 15 propriedades de pecuária de leite no PA Nova Cotriguaçu, realizando, entre os itens de Boas Práticas Agropecuárias, a instalação de cercas elétricas com energia solar, manejo da pastagem, recuperação de áreas de preservação permanente e isolamento de nascentes.

O projeto Cotriguaçu Sempre Verde visa contribuir para a construção de uma nova trajetória de desenvolvimento socioambiental e econômico para esse município. Desenvolve iniciativas que aliam o apoio a gestão ambiental municipal, o bom manejo florestal (Prodemflor), as boas práticas agropecuárias, o apoio à governança social e ambiental nos assentamentos e a integração das áreas protegidas. O projeto é desenvolvido pelo Instituto Centro de Vida (ICV) e parceiros com apoio do Fundo Vale.

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo