09 jul 2014
Notícias

ICV realiza monitoramento da exploração florestal ilegal em Mato Grosso

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais
Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

A partir deste semestre, o Instituto Centro de Vida (ICV) passará a monitorar a exploração florestal ilegal em Mato Grosso. Esse monitoramento visa contribuir para a melhoria da exploração madeireira no estado.

Para realizar este trabalho de monitoramento, foi realizada, na última semana, a capacitação da equipe com o engenheiro florestal e ex-pesquisador do Imazon, responsável pela produção do boletim ”Transparência do Manejo florestal”, André Monteiro.

De acordo com Alice Thuault, coordenadora da Iniciativa Transparência Florestal do ICV, serão usadas técnicas avançadas de sensoriamento e dados oferecidos pelo satélite Landsat 8, da NASA. “O ICV será responsável pelo processo técnico e metodológico de identificação e interpretação dessas áreas, bem como o cruzamento das informações dos órgãos competentes. O resultado desse mapeamento estará disponível integralmente para o público”, explicou ela.

Além dos técnicos do ICV, representantes do Ministério Público Estadual (MPE), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), da Sema-MT e do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (CIPEM) também participaram da capacitação para acompanhar e validar o processo metodológico que será usado na identificação das áreas de exploração ilegal.

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo