26 maio 2014
Notícias

Integrantes do projeto Cotriguaçu Sempre Verde participam do III Encontro Nacional de Agroecologia

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais

Djhuliana Mundel/ICV

Trocar experiências e conhecer realidades semelhantes. Esse foi o principal legado que o III Encontro Nacional de Agroecologia (III ENA) deixou para os integrantes do projeto Cotriguaçu Sempre Verde (CSV), realizado pelo Instituto Centro de Vida (ICV) em Cotriguaçu, que fizeram parte da caravana mato-grossense no evento realizado na última semana, em Juazeiro (BA). No âmbito do projeto CSV, cinco mulheres, sendo três técnicas do ICV e duas agricultoras familiares compuseram a caravana de 42 pessoas que representaram Mato Grosso no III ENA.

Com o lema “Cuidar da terra, alimentar a saúde, cultivar o futuro”, o evento reuniu mais de duas mil pessoas de todo o país, entre agricultores familiares, indígenas, quilombolas, ribeirinhos e outros povos tradicionais, técnicos, estudantes, pesquisadores e ativistas, com a intenção de fortalecer a agroecologia e debater sobre os desafios políticos que o segmento enfrenta.   “Além dos temas discutidos e da visibilidade que a agroecologia ganhou com a realização do III ENA, o evento foi importante também por trazer à tona o reconhecimento do papel da mulher rural nesse contexto”, disse Suzanne Scaglia, educadora de práticas sustentáveis do ICV.  Com uma plateia composta 50% por mulheres, o encontro contou com uma plenária feminina que debateu sobre a desigualdade de gênero e a luta feminista dentro do movimento da agroecologia e se organizaram para entregar uma Carta de Reivindicação ao presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Maurício Antônio Lopes.

Presente no encerramento do encontro, o ministro da secretaria-geral da presidência da República Gilberto Carvalho, levou uma Carta Política contendo as principais pedidos do setor, como mais apoio para a expansão da agroecologia, o fortalecimento da agricultura familiar, a ampliação da reforma agrária e denúncias sobre o crescimento dos conflitos socioambientais que expulsam as populações de suas terras, o aumento do uso de agrotóxicos e de sementes transgênicas.

“Os agricultores voltaram para a casa com a certeza de que não estão sós nessa luta por um país mais agroecológico, puderam enxergar que são parte de um movimento maior, onde uma grande diversidade de povos se encontram com as mesmas dificuldades e os mesmos objetivos”, explicou Suzanne.

Sobre o III ENA

O III Encontro Nacional de Agroecologia (III ENA) foi organizado pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), com a participação de diversas entidades que compõe esta rede, além de movimentos sociais do campo, da saúde, da economia solidária e do feminismo. A construção deste III ENA começou em 2013, com a realização de 14 Caravanas Agroecológicas e Culturais, visitando as experiências concretas desenvolvidas no país.  Saiba mais no site do evento.

O Projeto

O projeto Cotriguaçu Sempre Verde visa contribuir para a construção de uma nova trajetória de desenvolvimento socioambiental e econômico para esse município. Desenvolve iniciativas que aliam o apoio a gestão ambiental municipal, o bom manejo florestal (Prodemflor), as boas práticas agropecuárias, o apoio à governança social e ambiental nos assentamentos e a integração das áreas protegidas. O projeto é desenvolvido pelo Instituto Centro de Vida (ICV) e parceiros com apoio do Fundo Vale.

Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo