31 mar 2014
Notícias

Cotriguaçu inicia diálogo entre setores para construção de desenvolvimento territorial

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais

Andrés Pasquis / ICV

oficina de sistematização Cotriguaçu

Grupo conversa sobre documento de sistematização do projeto durante oficina

Há três anos (2011) o projeto Cotriguaçu Sempre Verde (CSV) nascia no município do mesmo nome na região noroeste do Mato Grosso, com o apoio do Instituto Centro de Vida (ICV).  O intuito era a busca da colaboração de organismos públicos, madeireiros, assentamentos, etnias indígenas e pecuaristas, para o desenvolvimento de uma nova trajetória socioeconômica e ambiental para Cotriguaçu. Os esforços eram no sentido de desenvolver atividades que impactassem menos os recursos naturais possibilitando a manutenção da floresta, com a redução do desmatamento e da degradação florestal.

Na última semana, representantes desses setores, parceiros e equipe do ICV encontraram-se, pela primeira vez numa audiência conjunta, para compartilhar, discutir e validar os resultados, desafios, riscos e aprendizagens acumulados ao longo destes três anos. A reunião baseou-se em um documento de sistematização elaborado por uma consultoria externa contratada pelo ICV que realizou cerca de 60 entrevistas  com pessoas diretamente envolvidas nas atividades do projeto.

O documento detalha os resultados, desafios, riscos e aprendizados de cada um dos componentes do projeto, representados pelos setores envolvidos no projeto, aportando informações sobre esse trabalho de três anos. “O processo trouxe resultados surpreendentes para tão pouco tempo de atuação. O Projeto foi ousado ao buscar contribuir para mudanças estruturais, em um município que apresenta uma realidade complexa e envolve uma grande diversidade de atores e de ocupação do seu território”, explicou Paulo Ferreira, consultor que elaborou o documento. Para ele isso representa só um começo, pois ainda existem muitos desafios. “Mas, se depender do entusiasmo das pessoas que se envolveram até então, provavelmente a iniciativa promovida pelo ICV irá deixar um bom alicerce para a construção de um Cotriguaçu mais sustentável” concluiu.

Durante a oficina de validação, os participantes tiveram acesso ao documento de sistematização, discutindo os elementos e expondo percepções e críticas. “Com estas parcerias, estamos seguindo o caminho certo, pois sem solidariedade não somos nada. A união é nossa força”, evidenciou Dezi Valério, agricultor do assentamento Nova Cotriguaçu.

Grupo de participantes reunidos ao final da oficina

Grupo de participantes reunidos ao final da oficina

De acordo com Renato Farias, coordenador adjunto do ICV, foi dado o primeiro passo para a construção de um diálogo intersetorial. “A sensação final foi da real possibilidade de se ter uma visão integrada para Cotriguaçu. Uma visão pautada em ações de sustentabilidade, sendo aplicada diretamente pelas experiências práticas já vivenciadas nos três anos do projeto”, disse.

O segundo passo desse diálogo acontecerá em maio num segundo encontro intersetorial, desta vez para a construção da visão territorial do município.

O Projeto

 O projeto Cotriguaçu Sempre Verde visa contribuir para a construção de uma nova trajetória de desenvolvimento socioambiental e econômico para esse município. Desenvolve iniciativas que aliam o apoio a gestão ambiental municipal, o bom manejo florestal (Prodemflor), as boas práticas agropecuárias, o apoio à governança social e ambiental nos assentamentos e a integração das áreas protegidas. O projeto é desenvolvido pelo Instituto Centro de Vida (ICV) e parceiros com apoio do Fundo Vale.

Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo