11 fev 2014
Notícias

ICV realiza Oficina de Etnozoneamento em Terra Indígena de Cotriguaçu

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais
Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

Foto: Arquivo / ICV

Rikbaktsas durante a Oficina de Etnozoneamento realizada pelo ICV. Foto: Arquivo / ICV

Djhuliana Mundel / ICV

O Instituto Centro de Vida (ICV) realizou nesta semana (09 e 10 de fevereiro) uma Oficina de Etnozoneamento da Terra Indígena (TI) Escondido, no município de Cotriguaçu. Essa etapa do trabalho, que integra as atividades do Projeto Cotriguaçu Sempre Verde, contou com a participação de 20 indígenas da etnia Rikbaktsa que moram na Aldeia Babaçual.

A oficina de Etnozoneamento faz parte de uma série de ferramentas colaborativas estratégicas para o processo de construção do Plano de Gestão Ambiental e Territorial da TI Escondido. Neste processo, já foram realizadas oficinas de noções básicas de cartografia, GPS, mapeamento colaborativo, de avaliação ecológica e calendário ecológico que geraram informações para o etnozoneamento.

A atividade teve como objetivo central discutir as categorias de uso,  ocupação e estratégia de segurança territorial, que subsidiaram a construção do planejamento estratégico da gestão territorial da TI Escondido.

As categorias foram definidas pela comunidade e divididas em zonas de monitoramento ambiental, de ocupação, de coleta e de reserva. Cada uma delas será validada em campo na sequência das atividades.

Foto: Arquivo / ICV

A oficina faz parte de uma série de ferramentas para o processo de construção do Plano de Gestão Ambiental e Territorial da TI Escondido. Foto: Arquivo / ICV

Segundo Rodrigo Marcelino, analista socioambiental do ICV, responsável pelo trabalho junto aos indígenas, “o processo de etnozoneamento é um passo fundamental para o planejamento da gestão de um território indígena, pois desperta um sentimento de soberania territorial”.

O próximo passo neste processo será a realização da oficina de planejamento, que constitui a etapa final de construção do Plano de Gestão Ambiental e Territorial da TI Escondido. Neste documento constará o detalhamento das ações prioritárias para cada zona territorial, concluindo as etapas de construção do Plano de Gestão Ambiental e Territorial da TI Escondido.

O Projeto Cotriguaçu Sempre Verde

O projeto Cotriguaçu Sempre Verde visa contribuir para a construção de uma nova trajetória de desenvolvimento socioambiental e econômico para esse município. Desenvolve iniciativas que aliam o apoio a gestão ambiental municipal, o bom manejo florestal (Prodemflor), as boas práticas agropecuárias, o apoio à governança social e ambiental nos assentamentos e a integração das áreas protegidas. O projeto é desenvolvido pelo Instituto Centro de Vida (ICV) e parceiros com apoio do Fundo Vale.

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo