Núcleo de Redes Socioambientais

Núcleo de Redes Socioambientais

O Núcleo de Redes Socioambientais trabalha de forma transversal em apoio às diferentes atividades do ICV no que diz respeito aos processos de discussão e construção de políticas públicas.

Além disso, mantém relação com outras organizações, redes de ONGs, articulações regionais, nacionais e internacionais, participando de fóruns e espaços coletivos, entre os quais:

– Articulação Regional Amazônica (ARA), atualmente como Secretaria Executiva;

– Fórum Amazônia Sustentável (FAS),  membro da Comissão Executiva;

– Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (FORMAD), como membro da coordenação.

Equipe:

João Andrade – Coordenador

Formado em economia pela PUC/SP, possui mestrado em Economia e Desenvolvimento Ambiental pela UNICAMP. Frequentou vários cursos na área de políticas ambientais. Desde 2006 no ICV, ele representou a instituição no Conselho Estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso, coordenou o programa de governança florestal e atualmente coordena o Fórum Mato-grossense de Desenvolvimento Sustentável e outros coletivos de controle social.

Sérgio Guimarães – Analista Sênior e Membro da Secretaria Executiva e do Comitê Diretivo da ARA

Engenheiro civil com especialização em Políticas Ambientais. É Fundador e presidente do Conselho Diretor do ICV, tendo sido seu coordenador Executivo entre 1991 e 2009. É membro da Secretaria Executiva e do Comitê Diretivo da Articulação Regional Amazônica (ARA) e do Comitê Executivo do Fórum Amazônia Sustentável. Foi presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente – FEMA. Participa do movimento ambientalista brasileiro desde 1984, sendo fundador do Fórum Brasileiro de ONG’s e Movimentos Populares, da Rede Cerrado e do Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento – Formad.