18 nov 2013
Notícias

Projeto Cotriguaçu Sempre Verde é apresentado na COP 19

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais
Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

Painel do evento em Varsóvia. Foto: IISD

Painel do evento em Varsóvia. Foto: IISD

Djhuliana Mundel / ICV

As lições e os desafios vivenciados na execução do projeto Cotriguaçu Sempre Verde (CSV), realizado em Cotriguaçu, na região Noroeste de Mato Grosso, foram apresentados pelo coordenador adjunto do Instituto Centro de Vida (ICV), Renato Farias, durante uma mesa promovida pelo Centro para Pesquisa Florestal Internacional (Cifor, sigla em inglês) sobre os desafios e oportunidades para implementação de projetos de redução do desmatamento e da degradação florestal, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 19), na última sexta-feira (15).

No debate, que reuniu especialistas de diferentes países, o coordenador adjunto do ICV falou sobre as lições aprendidas nos mais de dois anos de execução do projeto e reforçou, como essencial, a necessidade de preparar a equipe de campo para interagir com os diferentes atores, bem como trabalhar separadamente com cada um para produzir resultados concretos e, assim, desenvolver a confiança entre as partes. “Uma visão integrada nos trabalhos de base só poderá se concretizar a partir de criação de confiança com os atores que, necessariamente, é construída ao longo do tempo e a partir de resultados realmente concretos”, analisou.

Painel (da esquerda para a direita): Wahjudi Wardojo, TNC, Indonésia; Charles Meschak, Tanzânia Grupo Conservação Florestal; William Sunderlin, CIFOR; Joanna Durbin, CCBA; Renato Farias, ICV, Brasil; e Antonio La Viña, Ateneo Escola de Governo, Filipinas. Foto: IISD

Painel (da esquerda para a direita): Wahjudi Wardojo, TNC, Indonésia; Charles Meschak, Tanzânia Grupo Conservação Florestal; William Sunderlin, CIFOR; Joanna Durbin, CCBA; Renato Farias, ICV, Brasil; e Antonio La Viña, Ateneo Escola de Governo, Filipinas. Foto: IISD

De acordo com Renato, que também coordena o projeto CSV, espaços como esse, em que se tem a oportunidade de conhecer experiências de outros países, trazem elementos de reflexão para aprimorar as atividades desenvolvidas. “Esse espaço serviu para troca de experiências de trabalho no chão após alguns anos de pesquisa em projetos relacionados a redução do desmatamento e da degradação florestal. São em espaços como esses que podemos apresentar, discutir refletir e aprender sobre os impactos do nosso projeto em outras escalas”, disse.

A COP 19, que está sendo realizada em Varsóvia, na Polônia, termina nesta sexta-feira (22).

O Projeto Cotriguaçu Sempre Verde

O projeto Cotriguaçu Sempre Verde visa contribuir para a construção de uma nova trajetória de desenvolvimento socioambiental e econômico para esse município. Desenvolve iniciativas que aliam o apoio a gestão ambiental municipal, o bom manejo florestal (Prodemflor), as boas práticas agropecuárias, o apoio à governança social e ambiental nos assentamentos e a integração das áreas protegidas. O projeto é desenvolvido pelo Instituto Centro de Vida (ICV) e parceiros com apoio do Fundo Vale.

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo